Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 342/2014, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o major técnico de operações de comunicações e criptografia Fernando Jorge da Silva Fatia

Texto do documento

Louvor 342/2014

Louvo o Major Técnico de Operações de Comunicações e Criptografia, NIP 064899-L, Fernando Jorge da Silva Fatia pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Adjunto do Chefe do J6, no Quartel-General da Missão de Treino da União Europeia em Bamako e Senior National Representative (SNR), no Teatro de Operações (TO) do Mali, entre agosto de 2013 e janeiro de 2014.

No desempenho das suas funções o Major Silva Fatia demonstrou uma excelente capacidade de adaptação ao ambiente multinacional, onde, fruto do seu entusiasmo e profissionalismo, rapidamente se integrou. Prestando serviço no Centro de Operações, desenvolveu um excelente trabalho, aceitando sem hesitação tarefas adicionais, tendo sido por isso reconhecido por todos os seus pares. Contribuiu ainda, de forma notória, para a manutenção e a melhoria dos meios e serviços de Comunicações e Sistemas de Informação do QG e para o desenvolvimento, quer do novo Conceito, quer do novo Plano de Operações para a missão.

Relativamente às funções enquanto SNR, foi responsável por coordenar com o Quartel-General de Operações Especiais (QGOE), com o Centro de Situação de Operações Conjunto, com os membros da Representação Militar Portuguesa na União Europeia (MILREP) e ainda com a EUTM-Mali, as atividades e situação da Sniper Training Team (STT) Portuguesa colocada no KouliKoro Training Camp (KTC). A esta equipa garantiu apoio logístico e administrativo, sempre que necessário e realizou visitas semanais para constatar, pessoalmente, as suas condições sanitárias, bem como o seu estado de saúde e moral.

De salientar ainda a forma muito dedicada como se empenhou na preparação e acompanhamento da visita do Comandante Operacional Conjunto (COCONJ) ao Teatro de Operações, em dezembro último. Fruto do seu trabalho diligente e profissional, o programa permitiu o contacto com o Comando da EUTM-Mali, assim como obter uma melhor visibilidade sobre o TO e a atividade da FND.

No período em que decorreu a missão, o Major Silva Fatia demonstrou ser um Oficial de sólida formação militar e humana e ter facilidade no relacionamento intercultural. A sua vincada personalidade de trato fino e aberto, mas reconhecidamente responsável, permitiu explorar os contactos com diversas entidades locais e internacionais no Mali, conseguindo com isso uma melhor cooperação no apoio à FND.

Face ao que antecede, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Silva Fatia como sendo um excelente Militar, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General e das Forças Armadas Portuguesas.

23 de maio de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207901123

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066459.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda