Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 292/2014, de 30 de Abril

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha de Defesa Nacional, de 3.ª classe, ao Capitão PILAV Miguel Marques Violante

Texto do documento

Portaria 292/2014

Louvo o Capitão Piloto-Aviador, NIP 127635-C, Tiago Miguel Marques Violante pela elevada competência e dedicação como tem cumprido as funções de Piloto-Comandante e Piloto-Instrutor no sistema de armas EH-101.

Colocado na Base Aérea n.º 6, Montijo, na Esquadra 751 desde fevereiro 2007, o Capitão Tiago Violante contribuiu de forma decisiva, neste período de tempo, para o cumprimento eficaz das missões atribuídas a esta unidade aérea, consequência não só do seu desvelo pessoal em incrementar os conhecimentos técnicos de todos os tripulantes da esquadra, mas igualmente da sua enorme capacidade para analisar e melhorar procedimentos operacionais no âmbito da "Busca e Salvamento" e do emprego tático de helicópteros.

Oficial de caráter vincado e de relevantes qualidades pessoais, o Capitão Tiago Violante é detentor de uma determinação invulgar que lhe permitiu atingir os mais árduos objetivos, projetos aos quais se entregou de forma altruísta, muitas vezes com prejuízo da sua vida pessoal. A atuação do Capitão Tiago Violante foi determinante para a participação da Esquadra 751 nos exercícios táticos internacionais "Hot Blade" 2012 e 2013 e, no âmbito nacional, nos exercícios "Real Thaw" organizados pela Força Aérea Portuguesa, onde os níveis de proficiência exibidos pelas tripulações da Esquadra 751 mereceram os mais rasgados elogios por parte de outros países membros da OTAN. A inteligência e a flexibilidade do Capitão Tiago Violante permitiram também aproveitar as capacidades adquiridas nestes exercícios táticos, nomeadamente o uso de óculos de visão noturna e promover a qualificação de todas as tripulações da esquadra na sua utilização em missões de "Busca e Salvamento", dando um contributo substancial para a melhoria das capacidades e do grau de segurança da operação da Força Aérea nas missões de interesse público.

A elevada competência e desempenho do Capitão Tiago Violante como Piloto-Comandante de EH-101 manifestaram-se de forma inequívoca na missão de salvamento aos quatro tripulantes do veleiro "Serena", a 18 de junho de 2013. Nesta missão, realizada a 630 km da Base Aérea nº 6, em ambiente noturno, e caracterizada por condições meteorológicas muito adversas, com ventos de 75 km/h e vagas de seis metros, o Capitão Tiago Violante empregou todos os seus conhecimentos técnicos para liderar de forma eficaz a sua tripulação e conseguir salvar os quatro náufragos finlandeses, tendo a Esquadra 751 e a Força Aérea sido alvos do reconhecimento das autoridades espanholas, que tinham solicitado colaboração para a execução da missão.

Fruto de um trabalho dedicado e de distinta qualidade, o Capitão Tiago Violante tem contribuído de forma categórica para os índices de segurança de voo e para os resultados operacionais obtidos pela Esquadra 751, de que se relevam a missão de "Busca e Salvamento", reconhecida pela opinião pública nacional, e as ações de cooperação com a Marinha, Exército, Guarda Nacional Republicana e outras entidades nacionais e internacionais, em missões de emprego tático de helicópteros.

Pelas manifestas qualidades pessoais e pela extrema dedicação, disponibilidade, profissionalismo e competência demonstradas no desempenho das suas funções como Piloto-Comandante e Piloto-Instrutor no sistema de armas EH-101, o Capitão Tiago Violante contribuiu significativamente para a eficiência e o cumprimento da missão da Força Aérea e, consequentemente, para o prestígio das Forças Armadas, sendo de inteira justiça dar público realce aos serviços por si prestados e classificá-los como extraordinários, relevantes e de muito elevado mérito.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea c) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e da Medalha Comemorativa das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Defesa Nacional de 3.ª classe ao Capitão Piloto-Aviador, NIP 127635-C, Tiago Miguel Marques Violante.

16 de abril de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

207773688

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1057825.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda