Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 18163587, Luís Manuel Brás Bernardino, pela forma extraordinariamente competente e altamente meritória como contribuiu para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no desempenho das funções de Comandante da Equipa de Treino de Comandantes de Companhia, no Campo de Treino de BIHANGA, no âmbito da missão European Union Training Mission - Somália (EUTM-Somália), durante cerca de quatro meses.
Oficial muito dinâmico, de elevada capacidade de trabalho e perfeito sentido das suas responsabilidades, conduziu a sua ação de comando da Equipa de Treino de uma forma exemplar, como ficou espelhado no nível atingido pelos formandos somalis, com vista ao seu eventual emprego operacional no exército Somali. Ainda neste âmbito, é de toda a justiça relevar a atenção dada às diferenças culturais existentes nesta missão, bem como à complexidade da mesma, decorrente quer da diferença etária dos formandos, quer do deficiente nível de conhecimentos técnicos por eles demonstrados.
O Tenente-coronel Brás Bernardino demonstrou possuir um elevado espírito de iniciativa, a par de um notório conjunto de conhecimentos e qualidades que lhe granjearam a maior estima e consideração, de todos aqueles que com ele lidaram, onde se incluem os militares espanhóis integrantes da sua Equipa de Treino. Pelas suas capacidades foi nomeado, pelo Mission Commander da EUTM-Somália, para comandar interinamente o Campo de Treino de Bihanga e, posteriormente, para comandar as Forças em Parada na cerimónia de encerramento do Intake 5B desta missão.
Ainda no desempenho das suas atribuições, o Tenente-coronel Brás Bernardino evidenciou-se pela forma como promoveu um ambiente salutar e de franca cooperação entre a equipa Portuguesa de instrutores e as demais presentes naquele Campo de Treino, assim como com a comunidade local. A forma muito marcante e digna como decorreram as comemorações do Dia do Exército, bem como a ação por si desencadeada no sentido de suprir algumas carências de material escolar, aos alunos da escola primária de Kaicumu, foram iniciativas que promoveram, de forma inegável, a imagem de Portugal e das Forças Armadas, no seio dos demais contingentes e da população local ugandesa.
Pelo conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares, o Tenente-coronel Brás Bernardino é merecedor deste público reconhecimento, pela ação de comando que desenvolveu, de forma brilhante e com excecional zelo, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.
30 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207639349