Louvo o Tenente-Coronel de Administração Militar NIM 12287983 Manuel David de Jesus, pela forma exemplar como, durante este último ano, desempenhou na Polícia Judiciária Militar funções de elevada responsabilidade que foi chamado a cumprir, num espaço temporal de crise especialmente difícil para a instituição.
Como Chefe da Unidade de Apoio Técnico e Administração da Polícia Judiciária Militar soube sempre o Tenente-Coronel David de Jesus, através do seu exemplo e esclarecida visão das suas funções, impulsionar os seus subordinados para conseguir um cumprimento eficaz e correto das responsabilidades que incumbe àquele cargo, dificultado por reduções sucessivas de créditos orçamentais.
Soube ser nesta conjuntura difícil um excelente e leal conselheiro do Diretor a par de exemplar execução desses mesmos créditos atribuídos a esta PJM, tal como plasmado nos relatórios da IGDN.
Assim, neste âmbito técnico-profissional, revelou sempre elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Possuidor de elevada coragem moral, ponderação e frontalidade, foi sempre capaz de apresentar bem fundamentadas propostas de resolução das várias situações, conseguindo que a decisão de oportunidade do Diretor fosse perfeita no cumprimento da lei e dos regulamentos exigidos para o procedimento inerente à assunção dos encargos por conta dos créditos orçamentais atribuídos à PJM.
Em todas as situações muito difíceis que esta Direção teve que enfrentar desde setembro de 2011, o Tenente-Coronel David de Jesus manifestou elevados dotes de lealdade, honestidade e integridade, a toda a prova, que a par da sua excelente competência técnica que fizeram dos seus juízos imprescindíveis atos de inteligência junto ao Diretor da PJM.
Assim, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e de obediência e competência profissional, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da PJM, o Tenente-Coronel David de Jesus, é merecedor de que os serviços por si prestados, em prol da Polícia Judiciária Militar e do Ministério da Defesa Nacional, sejam considerados extraordinários, relevantes e muito distintos.
28 de janeiro de 2014. - O Diretor-Geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Augusto Vieira, coronel.
207594231