Louvo o Major de Artilharia, NIM 13624889, Pedro Melo Vasconcelos de Almeida, pela forma exemplar e muito meritória como desempenhou as funções de Chefe da Célula da Cooperação Civil-Militar (CIMIC), no Estado-Maior da Força de Reação Imediata 2013 (EMFRI 13), no período de 15 de setembro de 2012 a 31 de dezembro de 2013.
Desde a ativação deste Estado-Maior e consequente participação no Exercício Lusíada 12 e no planeamento no Exercício Lusitano 13, o Major Vasconcelos de Almeida colaborou de forma exemplar nos assuntos do âmbito da Cooperação Civil-Militar, em elevado número de atividades, das quais se destacam a revisão das Diretivas e Planos enquadrantes da FRI e a preparação e execução de um vasto conjunto de exercícios. É ainda de relevar a sua valiosa contribuição para o aprontamento do EMFRI 14.
Em todas as atividades em que participou o Major Vasconcelos de Almeida manifestou sempre uma grande lealdade e notável espírito de sacrifício, a par de uma permanente disponibilidade para o serviço e uma elevada competência técnico-profissional, qualidades que em muito contribuíram para o processo de consolidação da FRI.
Pelo seu extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, é de toda a justiça reconhecer publicamente a dedicação do Major Vasconcelos de Almeida nas atividades do Estado-Maior da Força de Reação Imediata, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
30 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207593738