Louvo o Capitão-de-fragata Fuzileiro, NII 23685, Artur José Figueiredo Mariano Alves pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou, ao longo de quinze meses, as funções de Chefe de Estado-Maior (CEM) do Quartel-General de Operações Especiais (QGOE), demonstrando possuir, em todas as circunstâncias, excecionais qualidades e virtudes militares.
Oficial dotado de extremo bom senso, humanismo e um vincado perfil ético-moral, cumpriu de forma exemplar todas as missões que lhe foram confiadas. No âmbito das suas funções de coordenação e condução do Estado-Maior do QGOE e, por inerência do seu cargo, de CEM do Comando da Componente de Operações Especiais, quando ativada para o Exercício LUSÍADA 2012, agiu sempre de forma proficiente, mercê da sua inteligência, pragmatismo, facilidade de relacionamento interpessoal e capacidade de liderança, atingindo resultados que terão importância no desenvolvimento futuro da capacidade de planeamento e condução de missões conjuntas, com FOEsp.
Interessa também realçar a sua atitude ponderada e assertiva na assessoria ao Comandante do QGOE, nos assuntos relativos à atividade operacional e conjunta com FOEsp e na sua substituição, sempre que necessário. Com a sua participação na reunião do Secretariado Permanente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Reunião dos Responsáveis pelas FOEsp dos Estados Membros da CPLP, manifestou uma grande competência técnico-profissional, apresentando de forma muito ponderada, mas firme, as intenções dos órgãos que ali representou.
No âmbito da missão de coordenação da participação de Portugal na Missão da União Europeia no Mali, com uma Força Nacional Destacada, atribuída ao QGOE, ficaram patentes os seus vastos conhecimentos de doutrina, organização e emprego de forças militares, pela forma como desenvolveu os planos e como os coordenou com os representantes dos Ramos. Em preparação para esta missão, foi importante a visita de reconhecimento que fez ao Teatro de Operações no Mali, tendo conseguido excelentes resultados, mesmo em áreas de ação novas para o QGOE e para o Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-fragata Mariano Alves como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para o Estado-Maior-General das Forças Armadas e para Portugal.
30 de setembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207590927