Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 127/2014, de 10 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel tirocinado António Martins Pereira

Texto do documento

Louvor 127/2014

Louvo o Coronel Tirocinado de Infantaria, NIM 11063282, António Martins Pereira pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou, ao longo dos quase dois anos, funções de Comandante do Quartel-General de Operações Especiais (QGOE), do Estado-Maior-General da Forças Armadas (EMGFA).

Oficial com reconhecida capacidade de trabalho, elevado espírito de iniciativa e muito perseverante na defesa das suas convicções, pautou o seu comando pelo exemplo e por uma postura militar irrepreensível, a todos os níveis, qualidades que lhe granjearam a maior estima e respeito de todos aqueles que com ele privaram, contribuindo decisivamente para a projeção do QGOE.

Desde cedo assumiu, de forma muito determinada e inexorável, a difícil tarefa da consolidação do Quartel-General que comanda, conseguindo congregar as vontades e o elevado profissionalismo do seu Estado-Maior, impondo-se pela sua clarividência e interpretação correta das ordens superiores, fazendo com que o QGOE assumisse uma importância cada vez maior e sustentada no Sistema de Forças Nacional.

Como Comandante do QGOE tem, ainda, vindo a demonstrar uma permanente preocupação na projeção nacional e internacional, quer do QGOE, quer das Forças de Operações Especiais (FOEsp) Portuguesas. Neste âmbito, é de toda a justiça relevar a sua participação ativa nas reuniões e fóruns realizados no âmbito das FOEsp da NATO e as decorrentes das relações bilaterais com outros países.

Destaca-se ainda a grande capacidade de trabalho e de organização e o louvável espírito de iniciativa que demonstrou na execução das tarefas de planeamento, coordenação e supervisão atinentes à execução do Combined Exchange Training (JCET) 2013. Esta ação de treino bilateral, envolvendo efetivos do Centro de Tropas de Operações Especiais, do

Destacamento de Ações Especiais da Marinha e das Forças de Operações Especiais dos Estados-Unidos, revelou-se benéfica para a troca de experiências profissionais entre as Forças envolvidas e uma oportunidade única para a atualização das suas capacidades. Ainda neste seu campo de atuação, salienta-se o conjunto de iniciativas por si desenvolvidas no que concerne à participação das FOEsp nacionais nos exercícios da série FELINO, realizados no âmbito da CPLP. Nas reuniões do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa (SPAD), em que participou como representante do EMGFA, foram notórios os seus esforços para a projeção desta capacidade militar nacional, visando uma participação mais alargada nos exercícios militares daquela Comunidade e no envolvimento de militares nacionais no levantamento de uma rede de FOEsp, na CPLP, a exemplo do que acontece na Europa com o processo liderado pelo NATO SOF Headquarters, o qual é visto já como um projeto de sucesso.

As inatas qualidades de liderança, capacidade de trabalho e grande facilidade de adaptação a ambientes operacionais em rápida mutação, ficaram objetivamente evidenciadas na forma profissional e especializada como o QGOE desempenhou as múltiplas e, por vezes complexas tarefas que lhe têm vindo a ser cometidas. Neste âmbito, é de destacar a participação da Componente de Operações Especiais, quer no decurso da Operação MANATIM, em 2012, quer ainda nos exercícios LUSÍADA 2012 e LUSITANO 2013. O detalhe e o nível de coordenação efetuados pelo Coronel Tirocinado Martins Pereira no planeamento, conduta e controlo, quer do seu Estado-Maior, quer das Forças de Operações Especiais intervenientes nestas ações, converteram-se num importante contributo para o processo de decisão e para o bom andamento das operações, constituindo uma evidência clara da qualidade profissional dos militares das FOEsp nacionais.

A sua capacidade de trabalho e o elevado espírito de missão de que é possuidor, ficaram uma vez mais refletidos na forma profissional como supervisionou o processo de aprontamento da equipa Sniper projetada para o MALI, no âmbito da missão de treino militar da União Europeia, conseguindo coordenar os esforços e disponibilidades dos Ramos, de forma a que fossem rápida e eficazmente atingidos os mais elevados padrões operacionais da equipa de formadores a projetar para este Teatro de Operações.

O Coronel Tirocinado Martins Pereira, tem sido determinante no processo de consolidação das capacidades de comando e controlo do QGOE. A persistência que permanentemente evidenciou e que conduziu à instalação e operacionalização do sistema Battlefield Information Collection and Exploitation Systems (BICES) no QGOE, traduziu-se num efetivo aumento na capacidade de recolha e partilha de Informações, por parte deste Quartel-General.

Pelo conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades pessoais e virtudes militares, é merecedor de público reconhecimento pela ação de comando que desenvolveu, de forma brilhante e com excecional zelo, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para o País, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.

19 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207582284

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1044311.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda