Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 126/2014, de 10 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o major-general piloto-aviador Sílvio José Pimenta Sampaio

Texto do documento

Louvor 126/2014

Louvo o Major-general Piloto Aviador, NIP 032200-J, Sílvio José Pimenta Sampaio, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas, no último ano, no cumprimento das funções de Chefe do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (COC), do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

No cumprimento das suas atribuições, deve ser relevado o decisivo contributo prestado à implementação da Estrutura de Crise do COC, pela forma objetiva como identificou as diretrizes e restabeleceu a missão do Estado-Maior que chefia, crucial para o funcionamento do COC e cumprimento das competências que lhe estão estatutariamente cometidas. A sua capacidade de planeamento e espírito prático são qualidades que lhe são objetivamente reconhecidas, as quais lhe têm permitido a fácil congregação de esforços e vontades na persecução dos objetivos superiormente determinados.

No âmbito do planeamento e coordenação do emprego de Forças, é de destacar o dinamismo, iniciativa e eficiência que soube imprimir aos seus subordinados, atributos que ficaram vertidos na elevada qualidade técnica dos estudos, propostas e projetos de diretivas operacionais, submetidas à consideração superior. Estes documentos, orientam-se maioritariamente para as situações decorrentes da projeção de Forças Nacionais Destacadas (FND) para os diferentes Teatros de Operações, tendo-se convertido, pela sua clareza e objetividade, num precioso contributo para o processo de decisão estratégico-militar.

Oficial General de sólida formação ética e moral, patenteando excecionais qualidades e virtudes militares, constituiu-se permanentemente, pela sua irrepreensível conduta militar como uma referência para aqueles que com ele lidaram. Os seus atributos, a par de uma elevada capacidade técnico-profissional e perfeito sentido de dever evidenciaram-se também na dinâmica que imprimiu à área dos exercícios do Estado-Maior do COC. As tarefas realizadas no âmbito do planeamento, programação e conduta de exercícios conjuntos, são um reflexo disso mesmo e contribuíram, de forma muito decisiva, para um alargamento e disseminação da uma visão integradora das Forças Armadas. O trabalho levado a cabo na elaboração das EXPROGEN para 2013 e, sobretudo, para 2014, incorporando não só as lições aprendidas de anos anteriores, como também as alterações resultantes da legislação recentemente publicada, tornaram-se um passo decisivo para esse fim.

Ainda neste âmbito, é de toda a justiça enaltecer o trabalho ímpar de preparação e de estruturação realizado sob a sua supervisão, ao longo de quase um ano, antecedendo a realização do Exercício LUSITANO 2013, o maior exercício nacional, em formato de Postos de Comando (CPX) e LIVEX, onde estiveram envolvidos quase 1400 militares dos três Ramos. A sua grande capacidade de trabalho, permanente espírito de coordenação e uma cuidada atenção aos pormenores, em todas as fases do seu planeamento e conduta, foram um forte contributo para que fossem atingidos os objetivos propostos. Conjugando na sua execução, os exercícios ZARCO, da responsabilidade do Comando Operacional da Madeira, o ARMAGEDON, da Companhia Geral CIMIC e o LUSÍADA, o exercício LUSITANO 2013 envolveu a projeção de centenas de militares para a Região Autónoma da Madeira, designadamente para Porto Santo e veio permitir o treino efetivo da Força de Reação Imediata (FRI) e a certificação do seu Estado-Maior, contribuindo ainda de forma muito decisiva, para a consolidação da Estrutura de Crise do COC e o estabelecimento de ligações fluidas e flexíveis entre os três Ramos das Forças Armadas e outras entidades civis, quer no âmbito da segurança, quer no âmbito da proteção civil.

Face ao exposto, considero de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major-general Sílvio Sampaio como sendo um Oficial General de elevada craveira, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

19 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207582227

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1044310.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda