A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 118/2014, de 5 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria António Gualdino Ventura Moura Pinto

Texto do documento

Louvor 118/2014

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 09637880, António Gualdino Ventura Moura Pinto, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Chefe de Gabinete do Comandante Operacional Conjunto (COCONJ), durante mais de dois anos, confirmando as qualidades pessoais, militares e profissionais que lhe são reconhecidas.

No exercício das suas competências, o Coronel Moura Pinto demonstrou, sempre, uma dedicação inexcedível e uma incondicional lealdade, a que aliou um apurado sentido de responsabilidade na prossecução das orientações recebidas. Oficial possuidor de uma forte personalidade e exemplarmente disciplinado, praticou, em permanência, as virtudes da honra e da camaradagem, assumindo-se, naturalmente, como um exemplo. Firme e coerente nos seus princípios e consequentes atos, evidenciou possuir um exemplar espírito de abnegação e de sacrifício, bem patentes na permanente disponibilidade para assumir outras funções, em acumulação, quer durante a Operação MANATIM e LUSÍADA12, quer ainda durante o LUSITANO13.

No desenvolvimento das tarefas, subjacentes à sua missão, que, em síntese, corresponde ao imperativo de operacionalizar, nos melhores termos, a ação do COCONJ manteve um são relacionamento com outras áreas do Estado-Maior-General, assim como, com outras entidades congéneres garantindo um apertado rigor e controlo da documentação produzida ou tratada pelo Comando Operacional Conjunto (COC).

Chamado a acompanhar, em especial, as matérias relacionadas com as Forças Nacionais Destacadas (FND), nas áreas disciplinares e do moral e bem-estar, também nesse âmbito se constituiu num prestimoso colaborador, cujo contributo assumiu extraordinária relevância, reagindo com celeridade, procurando atuar em antecipação e acompanhando a evolução das situações, opinando de forma construtiva, clarividente e demonstrando grande competência técnico-profissional, sem prejuízo de uma fina sensibilidade, particularmente necessária em matérias que envolvem um relacionamento estreito entre o COC e os Comandos Operacionais dos Ramos.

Acima de tudo, durante mais de dois anos, o Coronel Moura Pinto assumiu-se como um incondicional colaborador, sempre presente e atento a todos os aspetos da atividade do COCONJ. A forma como organizou e liderou o Gabinete conferiu credibilidade e segurança ao desempenho das respetivas Missões e constituiu, indubitavelmente, um fator essencial para o cumprimento da Missão do COCONJ.

Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes, militares e pessoais, que creditam o Coronel Moura Pinto como sendo um Oficial de elevado espírito de missão, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

28 de janeiro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207583807

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1042675.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda