Louvo o capitão-de-fragata, NII 25785, José Paulo Prazeres Coutinho de Lucena, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das tarefas de meu adjunto para o protocolo, desde junho de 2012, confirmando as superiores qualidades profissionais e pessoais que lhe são reconhecidas.
No momento em que iniciou as suas funções, o capitão-de-fragata Coutinho de Lucena assumiu na plenitude o controlo do protocolo do gabinete, concentrando em si todas as atribuições relativas a esta área, até então dispersas por outros adjuntos, numa demonstração clara do seu espírito de iniciativa, à vontade e profundo conhecimento, numa área onde detém uma larga experiência e onde lhe são reconhecidas sólidas competências.
Oficial deveras cordial, de fino trato e com excelente capacidade de relacionamento, firme e coerente nas suas convicções e atos, tem demonstrado um empenhamento merecedor de distinção, no cumprimento das suas atribuições, que executa com elevado espírito de abnegação e de responsabilidade, evidenciando possuir sólidos dotes de caráter, como sejam a lealdade e a frontalidade, a que alia a vontade de bem servir e a elevada valia intelectual.
No seu espaço de atuação, tem demonstrado desenvoltura, bom senso e ponderação, distinguindo-se pela preparação, condução e supervisão de todas as ações de protocolo relacionadas com as minhas atividades. A sua ação destaca-se, ainda, na permanente ligação que mantém com as entidades responsáveis pelo protocolo de Estado, seja na coordenação e organização necessárias às comemorações do Dia de Portugal, seja nas múltiplas visitas efetuadas às Forças Armadas Portuguesas por parte de altas entidades militares, como o SACEUR, os presidentes dos comités militares da NATO e União Europeia ou de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas de diversos países.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o capitão-de-fragata Coutinho de Lucena como sendo um oficial de elevada craveira, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
16 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207543411