Louvo o Coronel Piloto Aviador, NIP 070807-A, Víctor José Farinha Lopes, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de meu Assessor Pessoal, no meu Gabinete, desde setembro de 2011, confirmando as superiores qualidades profissionais e pessoais que lhe são reconhecidas.
Durante o período em que o Coronel Victor Lopes cumpriu as suas funções confirmou ser de facto um Oficial distinto, possuidor de uma elevada craveira intelectual e de vastos e profundos conhecimentos profissionais, aos quais alia elevada ponderação e bom senso, tornando-se por isso, num relevante conselheiro e num colaborador inestimável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. A sua frontalidade, lealdade e espírito de abnegação e de bem servir, demonstram claramente que o Coronel Victor Lopes possui capacidades para o desempenho de funções de responsabilidade superior e ainda de maior relevo dentro da Instituição Militar que tão bem representa.
No âmbito das suas atribuições, além de ser meu assessor pessoal, foi ainda responsável acompanhar os assuntos militares no âmbito da União Europeia e por analisar e despachar parte da informação classificada dirigida ao Gabinete. Motivado pelo seu espírito critico e vontade de bem-fazer, elaborou e apresentou adicionalmente um estudo sobre Direção e Controlo em Organizações, tendo em vista uma eficiente condução dos processos elaborados no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Num quadro de elevada complexidade institucional, decorrente da Reforma das Forças Armadas, com implicações diretas, quer seja no quadro legislativo estatutário e organizacional dos Militares, quer seja no quadro conceptual da Estratégia Militar, ou ainda no Sistema de Forças e Dispositivo, a ação e intervenção do Coronel Victor Lopes constituiu-se como uma referência e um colaborador significativo no processo em curso. Neste âmbito integrou o grupo de trabalho do EMGFA para a reorganização da estrutura superior das Forças Armadas e mais tarde foi nomeado para representar este Estado-Maior-General junto da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Defesa Nacional,
missão que cumpriu com especial zelo e dedicação, não deixando de contribuir com os seus preciosos contributos para a melhoria da Reforma 2020, ao mesmo tempo que, com o seu espírito agregador procurou a convergência de ideias, possibilitando a adoção de soluções credíveis e ajustadas à realidade nacional.
Firme e coerente nos seus atos, de elevada valia intelectual, praticou nas diferentes circunstâncias e de modo irrepreensível as virtudes da lealdade e da honra, pelo que é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Farinha Lopes como sendo um Oficial de elevadíssima craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para o Estado-Maior-General das Forças Armadas.
16 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207543469