Louvo o Primeiro-sargento Mecânico de Material Terrestre, NIP 122219-J, Miguel Pedro Almeida Moreira Duarte, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, desde fevereiro de 2011, as funções de condutor do General CEMGFA.
Militar íntegro, dinâmico e metódico, pautou, sempre, a sua conduta por elevados padrões de rigor e eficiência no cumprimento das suas tarefas, permitindo-lhe ser um colaborador incansável e de confiança, importante para o cumprimento da missão do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Sempre disponível e pronto a ajudar, soube cultivar as virtudes da lealdade, disciplina e camaradagem granjeando o respeito e admiração de todos com quem trabalhou.
Na execução da sua principal atribuição, tornou evidente toda a sua preparação profissional, que foi adquirindo ao longo dos anos, atuando sempre com desembaraço, zelo e perfeita noção das suas responsabilidades, ajustando o seu estilo de condução às condições climatéricas e às circunstâncias de cada missão, garantindo em permanência a segurança física das pessoas que transportou.
Salienta-se, ainda, o modo como, em acumulação de funções e de forma diligente, abnegada e atenta, coordenou e supervisionou as obras de construção, de manutenção e de preservação do Forte de Santo Amaro.
Face ao exposto, é de toda a justiça reconhecer, publicamente, as excecionais qualidades, virtudes militares e pessoais que creditam o Primeiro-sargento Moreira Duarte como sendo um excelente Militar, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, de permanente disponibilidade e notável profissionalismo, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para o Estado-Maior-General das Forças Armadas.
16 de dezembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207543306