Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 67/99, de 29 de Junho

Partilhar:

Sumário

Determina o concorrente vencedor do concurso público à reprivatização de 95% do capital social da Companhia de Papel do Prado, S.A..

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/99
O Decreto-Lei 69/99, de 12 de Março, aprovou, nos termos da Lei 11/90, de 5 de Abril, o processo de reprivatização da participação detida pela PORTUCEL - Empresa de Celulose e Papel de Portugal, SGPS, S. A., no capital da Companhia de Papel do Prado, S. A., adiante designada apenas por CPPrado. Estabeleceu que a aludida participação - 476839 acções, representativas de cerca de 95% do capital da CPPrado - fosse alienada, em bloco indivisível, por concurso público cujos termos e condições foram regulamentados pelo caderno de encargos aprovado em anexo ao Decreto-Lei 69/99.

Apresentaram as suas propostas a concurso quatro concorrentes: o agrupamento constituído pela FINPRO, SGPS, S. A., pela CADE - Companhia Agrícola de Desenvolvimento, S. A., e pela COPAM - Companhia Portuguesa de Amidos, S. A., a RAR - Sociedade de Controle (Holding), S. A., a Companhia de Celulose do Caima, S. A., e a METALGEST - Sociedade de Gestão, SGPS, S. A.

Todas as propostas apresentadas foram admitidas pelo júri do concurso, o qual considerou verificados, em relação a cada um dos concorrentes, todos os requisitos exigidos pelo n.º 4 do artigo 1.º do caderno de encargos - idoneidade, capacidade técnica e financeira adequada à concretização da operação de reprivatização e ao desenvolvimento da actividade prosseguida pela CPPrado e reconhecida experiência de gestão industrial.

Todos os concorrentes foram, assim, nos termos dos artigos 18.º a 21.º do caderno de encargos, admitidos à fase de abertura e admissão das ofertas e determinação do adquirente. Nesta fase foram abertas e admitidas as ofertas apresentadas por todos os concorrentes. Tendo ocorrido a situação prevista no n.º 1 do artigo 19.º do caderno de encargos - verificou-se uma diferença de 3,037% entre as propostas apresentadas pelos concorrentes hierarquizados em 1.º e em 2.º lugares -, processou-se a revisão das ofertas. Após a conclusão do mencionado processo, os concorrentes ficaram hierarquizados, por ordem decrescente dos preços oferecidos, do modo seguinte:

1.º Agrupamento constituído pela FINPRO, SGPS, S. A., pela CADE - Companhia Agrícola de Desenvolvimento, S. A., e pela COPAM - Companhia Portuguesa de Amidos, S. A. - 6150000000$00;

2.º RAR - Sociedade de Controle (Holding), S. A. - 6050000000$00;
3.º METALGEST - Sociedade de Gestão, SGPS, S. A. - 5541822858$00;
4.º Companhia de Celulose do Caima, S. A. - 4178000000$00.
No relatório fundamentado sobre o resultado do concurso, elaborado pelo júri respectivo e entregue ao Governo, nos termos do artigo 24.º do caderno de encargos, é proposto ao Conselho de Ministros que determine como concorrente vencedor do concurso o agrupamento constituído pela FINPRO, SGPS, S. A., pela CADE - Companhia Agrícola de Desenvolvimento, S. A., e pela COPAM - Companhia Portuguesa de Amidos, S. A.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Ao abrigo do n.º 2 do artigo 7.º da Lei 11/90, de 5 de Abril, e do n.º 1 do artigo 25.º do caderno de encargos do concurso público relativo à alienação de um lote indivisível de 476839 acções da Companhia de Papel do Prado, S. A., aprovado pelo Decreto-Lei 69/99, de 12 de Março, determinar como concorrente vencedor do concurso o agrupamento constituído pela FINPRO, SGPS, S. A., pela CADE - Companhia Agrícola de Desenvolvimento, S. A., e pela COPAM - Companhia Portuguesa de Amidos, S. A., o qual ofereceu um preço global de 6925000000$00 pelo mencionado bloco indivisível de acções.

2 - Nos termos do artigo 27.º do caderno de encargos do concurso público, o concorrente vencedor fica obrigado a tomar a posição contratual da PORTUCEL - Empresa de Celulose e Papel de Portugal, SGPS, S. A., relativamente a um crédito de 775000000$00 que aquela sociedade detém sobre a Companhia de Papel do Prado, S. A., referente a empréstimos concedidos.

3 - Considera, para efeitos do disposto no n.º 2 do artigo 21.º do caderno de encargos do concurso público, a hierarquização dos concorrentes realizada pelo júri do concurso, por ordem decrescente dos preços apresentados, após a conclusão do processo de revisão das ofertas.

4 - Ordenar, nos termos do n.º 2 do artigo 25.º do caderno de encargos do concurso público, a remessa imediata da presente resolução ao júri do concurso.

Presidência do Conselho de Ministros, 17 de Junho de 1999. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/103709.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-04-05 - Lei 11/90 - Assembleia da República

    Aprova a lei quadro das privatizações.

  • Tem documento Em vigor 1999-03-12 - Decreto-Lei 69/99 - Ministério das Finanças

    Aprova o processo de reprivatização de cerca de 95% do capital social da Companhia de Papel do Prado, S.A., adiante designada apenas por CPPrado, o qual será regulado pelo presente decreto-lei e pelo caderno de encargos anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda