Louvo o Coronel de Cavalaria NIM 06543382, José Manuel Ferreira Fânzeres, pela forma muito competente e dedicada como desempenhou, ao longo de cerca de quatro anos, as funções de Assessor de Estudos e Investigador no Instituto da Defesa Nacional (IDN).
O Coronel José Fânzeres afirmou-se como um muito valioso colaborador da direção do Instituto da Defesa Nacional desempenhado, com proficiência, todas as missões e tarefas que lhe foram atribuídas, com particular realce para as áreas da investigação e da sensibilização.
Como investigador, o Coronel José Fânzeres comprovou os seus sólidos conhecimentos técnicos e científicos no desenvolvimento dos projetos de investigação a seu cargo, com particular relevo para os centrados na geopolítica e geoestratégia da Federação Russa e nas questões da segurança energética. O corolário do excelente trabalho que desenvolveu nesta importante área de missão do IDN, que é a investigação, está bem patente nos resultados alcançados e na vasta obra publicada, de que constituem apenas alguns exemplos a autoria das edições dos 'Cadernos do IDN' intituladas "Geopolítica e Geoestratégia da Federação Russa" e "O Referencial Energético de Gás Natural Euro-Russo e a Anunciada Revolução do Shale Gas", de vários Policy Papers, designadamente, sobre "O Impacto das Novas Fontes de Energia no Quadro Geopolítico Global" e "O Relacionamento Bilateral Rússia-Alemanha", e o muito significativo conjunto de artigos publicados na linha editorial do IDN, de que se destacam dois deles sob os títulos "A Ucrânia e a União Euro-Asiática" e "A Crise na Ucrânia e o Quadro Relacional Germano-Russo".
Com o seu espírito empreendedor e cooperante desenvolveu de forma igualmente empenhada e prestigiante várias iniciativas no domínio da sensibilização e da divulgação, em especial na coordenação de vários ciclos de conferências, seminários e mesas redondas. Destaca-se, neste domínio, a coordenação dos ciclos de conferências "Visões Globais para a Defesa" e "A Defesa da Europa", e de cinco seminários nacionais e internacionais que versaram temas tão importantes como "A Evolução do Sistema Internacional", "A Política Externa dos EUA no Século XXI", "A Crise na Ucrânia", "A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento" e "A Segurança Transatlântica". Foi ainda coordenador de várias conferências nacionais e internacionais e de mesas redondas, participou em vários Grupos de Estudos e afirmou-se como qualificado orador e moderador em várias atividades organizadas pelo IDN, com particular destaque para as intervenções que realizou sobre a crise na Ucrânia.
A este conjunto de atributos, o Coronel José Fânzeres associou sempre uma irrepreensível conduta e postura como militar, bem patente na forma exemplar como conduziu o seu relacionamento com a direção do IDN e com todos os seus colaboradores.
Pelas relevantes qualidades e virtudes militares, morais e pessoais evidenciadas, e pela forma competente e empenhada como desempenhou as suas funções e como prestigiou o IDN e as Forças Armadas, é o Coronel José Fânzeres merecedor de que os serviços por si prestados ao IDN sejam considerados relevantes e de muito elevado mérito.
15 de julho de 2015. - O Diretor-Geral, Vítor Daniel Rodrigues Viana, major-general.
208807725