A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 386-A/99, de 25 de Maio

Partilhar:

Sumário

Fixa as taxas aeronáuticas a praticar nos aeroportos do continente e da Região Autónoma dos Açores em 1999, constantes das tabelas anexas.

Texto do documento

Portaria 386-A/99

de 25 de Maio

Com a entrada do período de Verão, como tal definido pela IATA, no dia 1 de Abril, importa proceder à revisão das taxas aeronáuticas em vigor.

A criação da Empresa Pública Navegação Aérea de Portugal, NAV, E. P., operada por cisão da ANA, E. P., através do Decreto-Lei 404/98, de 18 de Dezembro, e a simultânea transformação da empresa pública cindida em sociedade anónima, denominada ANA - Aeroportos de Portugal, S. A., justificam que tal revisão, no plano formal, se consubstancie na desagregação da tabela de taxas aeronáuticas existente em duas tabelas de taxas, a cobrar, respectivamente, pela ANA, S. A., e pela NAV, E. P.

Com efeito, as taxas de controlo terminal passaram a constituir receita desta última empresa, nos termos conjugados do n.º 6 do artigo 14.º do Decreto-Lei 404/98, de 18 de Dezembro, e da alínea b) do n.º 1 do artigo 19.º dos estatutos da NAV, E. P., constantes do anexo I àquele diploma legal e que dele fazem parte integrante.

Algumas das taxas mantêm diferenciação em função do nível de utilização, em ordem a incentivar e desonerar o maior exercício da actividade. Outras taxas mantêm valores mínimos por operação, por forma a obter-se o adequado ressarcimento dos custos efectivos, gerados pela prestação de serviços.

No que respeita à taxa de manuseamento de carga, foram mantidos os valores máximos por quilograma, para cada um dos segmentos, com o objectivo de estimular a procura, garantindo-se o mecanismo de regulação num mercado que já hoje opera em regime de concorrência.

Foram ouvidos os órgãos do Governo da Região Autónoma dos Açores.

Assim:

Ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 18.º do Decreto-Lei 102/90, de 21 de Março:

Manda o Governo, pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, o seguinte:

1.º O quantitativo das taxas aeronáuticas a aplicar nos aeroportos sob responsabilidade da empresa ANA - Aeroportos de Portugal, S. A., às quais acrescerá o IVA, é o constante da seguinte tabela I:

TABELA I

(ver tabela no documento original) 2.º O quantitativo das taxas de controlo terminal a aplicar pela Empresa Pública Navegação Aérea de Portugal, NAV, E. P., pelas operações de controlo de tráfego aéreo de aproximação e aeródromo, incluindo a utilização das ajudas rádio inerentes à aterragem e descolagem nos aeroportos referidos no número anterior da presente portaria, é o constante da seguinte tabela II:

TABELA II

(ver tabela no documento original) 3.º Os valores a praticar no manuseamento de carga serão determinados e actualizados pelo órgão de gestão da entidade exploradora dos aeroportos, dentro dos limites definidos no n.º 9 da tabela I que integra a presente portaria.

4.º É revogada a Portaria 352/98, de 23 de Junho.

5.º A presente portaria entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

O Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, João Cardona Gomes Cravinho, em 19 de Maio de 1999.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1999/05/25/plain-102778.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/102778.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-03-21 - Decreto-Lei 102/90 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Disciplina o regime de licenciamento do uso privativo dos bens do domínio público do Estado e das actividades desenvolvidas nos aeroportos e aeródromos.

  • Tem documento Em vigor 1998-06-23 - Portaria 352/98 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Fixa a tabela das taxas aeronáuticas a aplicar nos aeroportos sob responsabilidade da empresa pública Aeroportos e Navegação Aérea - ANA, E.P.

  • Tem documento Em vigor 1998-12-18 - Decreto-Lei 404/98 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Cria a Empresa Pública Navegação Aérea de Portugal, NAV, E.P, por cisão da Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E.P, a qual é transformada em sociedade anónima, no decurso dessa cisão. Dispõe sobre a organização e funcionamento das referidas empresas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda