Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7979-L/2015, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designa para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega III - Vale do Sousa Norte, pelo período de três anos, o licenciado Hugo Miguel de Sousa Lopes

Texto do documento

Despacho 7979-L/2015

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 19.º em conjugação com o n.º 1 do artigo 21.º, ambos do Decreto-Lei 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 137/2013, de 7 de outubro, os diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, são designados pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, sob proposta fundamentada do conselho diretivo da respetiva ARS, I.P., para um mandato não superior a três anos, renovável por iguais períodos.

Foi ouvida, nos termos do n.º 5 do citado artigo 19.º, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente sobre a designação constante do presente despacho.

Assim:

Nos termos e ao abrigo dos artigos 19.º e 21.º do Decreto-Lei 28/2008, de 22 de fevereiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei 137/2013, de 7 de outubro, em conjugação com a Portaria 273/2009, de 18 de março, determina-se, sob proposta do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., o seguinte:

1 - É designado para o cargo de diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega III - Vale do Sousa Norte, pelo período de três anos, o licenciado, Hugo Miguel de Sousa Lopes, atendendo à competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada evidenciadas na respetiva sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.

2 - O presente despacho produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

17 de julho de 2015. - O Ministro da Saúde, Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo.

Hugo Miguel de Sousa Lopes

Nutricionista e membro da Ordem dos Nutricionistas com Cédula Profissional n.º 0024N.

Formação Académica e Pós-Graduada

Licenciado em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 25 de outubro de 2004, com estágio académico realizado no St. Luke's-Roosevelt Hospital Center, Columbia University, New York, USA.

Categoria de Especialista da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde - Ramo Nutrição, desde maio de 2011.

Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 17 de abril de 2012.

5th Professional Development Programme, da European Public Health Alliance, Brussels, de 8 a 10 de outubro de 2012.

Programa Health Management in Practice - Avaliação Económica em Saúde, pela Católica Lisbon School of Business & Economics e pelo ISPUP, outubro de 2014.

Curso de Técnicas e Práticas de Negociação, pela ARS Norte, novembro de 2014.

Curso de Gestão de Projetos, pela ARS Norte, novembro de 2014.

Formação Avançada em Governação e Políticas Públicas em Saúde, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e ARS Norte, fevereiro a junho de 2015.

Experiência Profissional

Exerce funções na Administração Regional de Saúde do Norte, IP, desde novembro de 2005:

. Vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Tâmega III - Vale do Sousa Norte, desde fevereiro de 2014.

. Assistente da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde - Ramo Nutrição no ACES Tâmega III - Vale do Sousa Norte: URAP / Centro de Saúde de Felgueiras, desde dezembro de 2007; Centro de Saúde de Paços de Ferreira, de novembro de 2005 a novembro de 2007.

. Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, desde agosto de 2010: Equipa de Gestão Regional do COSI da OMS e Equipa de Gestão Regional do PASSE.

Atividade Académica e Científica

Docente Convidado da Licenciatura em Ciências da Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte / CESPU, desde fevereiro de 2009.

Conferencista, palestrante e moderador em vários congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais, com trabalhos científicos premiados.

Autor de vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais - FASEB Jornal, Molecular Nutrition & Food Research, Journal of Hypertension, Acta Médica Portuguesa, Revista Nutrícias e Revista APNEP.

Outras Atividades

Membro da Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica (CAIC) dos SPMS.

Membro da equipa consultora para desenvolvimento do SClínico - Módulo Nutrição, dos SPMS.

Colaborador da DGS para apoio técnico-científico na elaboração de orientações e planos assistenciais integrados de cuidados de saúde.

1.º Secretário da Mesa do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas, até outubro de 2013.

Delegado Internacional da Associação Portuguesa dos Nutricionistas na ICDA, desde 2012, com participação na 6th General Meeting.

Delegado Europeu da Associação Portuguesa dos Nutricionistas na EFAD, desde 2008, com participação nas 19th, 20th, 22nd, 23rd e 24th General Meetings.

1.º Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas - nos mandatos 2011-2013 e 2014-2016.

208808365

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1002810.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-02-22 - Decreto-Lei 28/2008 - Ministério da Saúde

    Estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

  • Tem documento Em vigor 2013-10-07 - Decreto-Lei 137/2013 - Ministério da Saúde

    Altera (quinta alteração) o Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, que estabelece o regime de criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como o (primeira alteração) Decreto-Lei n.º 81/2009, de 2 de abril, que estabelece as regras e princípios de organização dos serviços e funções de natureza operativa de saúde pública, sedeados a nível nacional, regional e local, e procede à republicação de ambos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda