Louvo o Primeiro-sargento de Infantaria Paraquedista, NIM 02410994, Luís Miguel Madeira Eugénio, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de Auxiliar do Adjunto do Comando da 11.ª CPara (BCoy) quando integrou o 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista/KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) da NATO, no teatro de operações do Kosovo, entre setembro de 2014 e abril de 2015.
Dotado de uma capacidade de bom senso e ponderação acima da média, que aliado aos elevados dotes de caráter e à excelente capacidade de organização o torna respeitado pelos seus superiores, pares e inferiores hierárquicos, sendo considerado um militar exemplar. Revela uma extrema facilidade em se adaptar a situações inopinadas, proporcionando constantemente uma resposta assertiva a todas as solicitações a que foi sujeito.
Discreto e minudente, demonstrou uma constante e total entrega no desempenho das suas tarefas, apresentando sempre um trabalho de excelente qualidade, vertido na forma profissional como sempre lidou com o armamento, equipamento e o diverso material à carga da Companhia, sendo de destacar a forma organizada e metódica como lidou com as transferências de peso entre contingentes. Garantiu oportunamente que as necessidades de apoio a todos os elementos da companhia fossem satisfeitas no momento e locais adequados.
Com o cunho da sua dedicação e esforço, a Companhia cumpriu com as tarefas atribuídas de uma forma exemplar no âmbito administrativo e sobretudo no âmbito operacional, onde deve ser realçado o seu contributo nas Operações "Albanian Flag Day", "Football Match", "Presence Mitrovica IV", "Golden Eye" e "Demonstrations in Downtown Pristina", nos Exercícios "Fox III" e "Silver Saber 2-14" nos inúmeros "Cross Training" e "Fire Phobia" com outras forças da KFOR.
Pelas excecionais qualidades e virtudes militares que possui e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espirito de sacrifício, obediência e competência profissional, é de toda a justiça reconhecer publicamente que o Primeiro-sargento Madeira Eugénio é digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
9 de abril de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208784535