Louvo o Primeiro-cabo Paraquedista, NIM 12097409, Tiago Frazão Ribeiro, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Operador RAPC/Condutor da secção RAPC/Satélite do Módulo de Transmissões quando integrou o 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista/KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) da NATO, no teatro de operações do Kosovo, entre setembro de 2014 e abril de 2015.
Demonstrou assinaláveis qualidades e virtudes militares e elevada capacidade de trabalho, manifestou em todos os momentos grande sentido de cooperação e colaboração para com o Comandante da secção RAPC/Satélite, auxiliando-o de forma proficiente, incondicional e inegável na execução de todas as tarefas inerentes à secção. A forma como auxiliou os camaradas mais modernos na manutenção e resolução de problemas na área da informática, dos computadores e das redes de informação foi notável e irrevogável perante todos os que o rodeavam, conseguindo deste modo criar um grupo de trabalho com conhecimentos cada vez mais alicerçados, eficaz e eficiente.
O auxílio permanente na manutenção de todos os serviços da rede de trabalho, bem como da rede informática de moral e bem-estar durante o período noturno para usufruto de todos os militares, só foi possível através do espírito de sacrifício e de missão, permitindo a resolução de problemas num curto espaço temporal. As suas qualidades aliadas à sua competência e eficiência técnica permitiram que fosse considerado pelos seus pares e por superiores hierárquicos como um elemento de confiabilidade para execução de tarefas técnicas. A sua atitude e caráter permitiram ao Oficial de Transmissões estar permanentemente informado do estado dos trabalhos que os soldados estavam a desenvolver e como estava a sua moral e bem-estar, sendo um elemento chave na ligação da classe de praças aos graduados do módulo.
Digno de realce a versatilidade, adaptabilidade e aptidão para bem servir nas mais diversas circunstâncias, bem como o rigoroso sentido do dever e sentido de missão, demonstrados quando chamado a cumprir outras funções, garantindo a continuidade do serviço e consequente cumprimento da missão. Todo o trabalho desenvolvido, foi de vital importância para a manutenção dos serviços disponibilizados, diariamente para o desempenho do serviço de todos os militares da força, permitindo assim adquirir e transmitir informação em tempo útil aos vários níveis e intervenientes.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Primeiro-cabo Frazão Ribeiro como sendo um Militar de digna referência, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade e obediência contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
09 de abril de 2015. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.
208784284