A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7944/2015, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Define as áreas de conhecimento, conteúdos programáticos e carga horária dos cursos de promoção de Bombeiros Profissionais da Administração Local

Texto do documento

Despacho 7944/2015

O despacho conjunto 297/2006, de 02 de março, veio definir a duração, o conteúdo programático, o sistema de funcionamento e de avaliação dos cursos de promoção previstos nos artigos 15.º e 16.º do Decreto-Lei 106/2002, de 13 de abril, que regulamenta o Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local.

Decorridos que estão 13 anos sobre a data da publicação do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local, urge criar um regime, ainda que excecional e transitório, que possibilite a estes bombeiros profissionais realizar formação adequada e progredir na sua carreira.

Com a publicação do presente despacho pretende-se regulamentar esse regime transitório, definindo as áreas de conhecimento, conteúdos programáticos e carga horária dos cursos de promoção a serem frequentados pelos elementos que reúnam, a esta data, condições para a promoção.

De acordo com o preceituado no n.º 3 do artigo 3.º do supramencionado despacho conjunto, coube ao Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA) aprovar a definição dos novos conteúdos programáticos e suas atualizações, sob proposta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que, para o efeito, contou com a colaboração da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

As áreas de conhecimento foram definidas tendo por base algum paralelismo com a formação ministrada na ENB, sendo de salientar a inclusão de uma carga idêntica, 50 horas, para os cursos de promoção a chefe de 1.ª classe e para o curso de promoção a chefe principal para a área de conhecimento "Comando", por se considerar que estes elementos podem passar a integrar o módulo Postos de Comando-Nível 1 da formação para aperfeiçoamento técnico, ministrada pela ENB.

Assim, ao abrigo do n.º 5 do artigo 17.º do Decreto-Lei 106/2002, de 13 de abril, e ouvida a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e as organizações sindicais, determina-se o seguinte:

Artigo 1.º

1 - Durante o prazo de três anos e relativamente aos bombeiros que, nesta data, reúnam, pelo menos, 3 (três) anos de posto, com exceção dos bombeiros municipais de 3.ª classe, e os bombeiros sapadores com pelo menos 4 (quatro) anos de posto, os respetivos cursos de promoção têm a duração de:

a) Trinta e cinco horas se dirigidos aos subchefes de 2.ª e 1.ª classes dos bombeiros sapadores e de 2.ª e 1.ª classes dos bombeiros municipais conforme consta do anexo I ao presente despacho;

b) Setenta horas se dirigidos aos subchefes principais, chefes de 2.ª classe, 1.ª classe e chefes principais dos bombeiros sapadores e de subchefes e chefes dos bombeiros municipais, conforme consta do anexo II ao presente despacho.

2 - As áreas de conhecimento e disciplinas lecionadas nestes cursos de promoção são as constantes no anexo III ao presente despacho.

Artigo 2.º

O regime previsto no artigo anterior continua em vigor se, decorrido três anos após a data da sua publicação, o novo Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local não tiver sido publicado.

Artigo 3.º

Em tudo o que não se encontre especialmente previsto no presente despacho aplica-se o regime constante do Despacho 297/2006, de 02 de março.

Artigo 4.º

O presente despacho entra em vigor no dia a seguir ao da sua publicação.

8 de julho de 2015. - A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque. - O Secretário de Estado da Administração Local, António Egrejas Leitão Amaro. - O Secretário de Estado da Administração Interna, João Rodrigo Pinho de Almeida.

ANEXO I

[a que se refere a alínea a) do n.º 1 do artigo 1.º]

(ver documento original)

ANEXO II

[a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 1.º]

(ver documento original)

ANEXO III

(a que se refere o n.º 2 do artigo 1.º)

(ver documento original)

208784779

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1001313.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2002-04-13 - Decreto-Lei 106/2002 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Estabelece o estatuto de pessoal dos bombeiros profissionais da administração local.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda