A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 48/98, de 16 de Abril

Partilhar:

Sumário

Cria uma comissão interministerial para as Comemorações da Candidatura Presidencial de 1958 do Gen. Humberto Delgado. Define a composição da referida Comissão, que funcionará junto do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, assim como as directrizes a que deve obedecer o plano de acções que desenvolverá para o efeito.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 48/98
Em 8 de Junho de 1958 ocorreram em Portugal eleições presidenciais em que pela primeira vez as forças da oposição se uniram na luta contra a ditadura do Estado Novo.

Como candidato da oposição perfilou-se na altura o general Humberto Delgado, que desenvolveu toda uma campanha eleitoral caracterizada fundamentalmente pela denúncia da repressão do regime e da prática de métodos tendentes a subverter os resultados das eleições.

Do programa da sua candidatura constou a defesa de valores como a democracia e a liberdade, o que contribuiu, também pela primeira vez, para a existência de uma enorme adesão e apoio populares a esta campanha.

Com o objectivo de recordar esta campanha e o papel desempenhado pelo general Humberto Delgado, um conjunto diversificado de entidades representativas da sociedade civil constituiu-se em comissão coordenadora, projectando um programa de comemorações a nível nacional de modo a inserir no panorama da história contemporânea portuguesa o ano de 1958 como uma das datas fundamentais que assinalam a luta pela liberdade que abriu caminho para a emergência do actual regime democrático.

Num momento e numa sociedade em que valores dispersivos e de efeito imediato tendem a criar um clima de alguma passividade e indiferença relativamente ao passado recente, entende o Governo dever apoiar o programa destas comemorações, bem como toda uma campanha de pedagogia democrática que leve aos portugueses de hoje, e em particular à população estudantil, a noção de que a luta pela liberdade e pela democracia é uma constante que deve ser permanentemente lembrada.

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu:

1 - Criar uma comissão interministerial para as comemorações da candidatura presidencial de 1958 do general Humberto Delgado.

2 - A comissão será composta por representantes dos Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, da Educação, da Cultura e Adjunto do Primeiro-Ministro, que coordenará.

3 - A comissão funcionará junto do Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro.
4 - A comissão apoiará um plano de acções a desenvolver no âmbito das comemorações, devendo atender à necessidade de:

a) Assegurar a articulação do plano das comemorações com as actividades a desenvolver pela comissão coordenadora já constituída;

b) Propor iniciativas que possam envolver a representação de outros órgãos de soberania e de autarquias locais.

5 - No termo da execução do plano será elaborado um relatório final sobre as acções desenvolvidas no respectivo âmbito.

6 - Os encargos resultantes das actividades a desenvolver pela comissão constarão de um orçamento a apresentar ao Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, sendo suportados por dotação provisional do Ministério das Finanças.

Presidência do Conselho de Ministros, 26 de Março de 1998. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/91996.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda