Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 80/98, de 2 de Abril

Partilhar:

Sumário

Institui o Sistema de Incentivos à Revitalização e Modernização Empresarial (SIRME).

Texto do documento

Decreto-Lei 80/98

de 2 de Abril

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 40/98, de 23 de Março, aprovou, entre outras medidas, a criação de instrumentos para a revitalização e modernização empresarial, que se integram num sistema de incentivos que deverá agregar ainda outros instrumentos disponíveis. Esta orientação permitirá um aproveitamento e uma articulação integral de um vasto conjunto de medidas que visa, entre outros objectivos, o estímulo à recuperação de empresas em dificuldade financeira através de aquisições ou fusões por outras empresas e de aquisição, total ou parcial, do capital de uma empresa por parte de quadros técnicos, vinculados ou não à empresa, ou por parte de trabalhadores, com recurso, sempre que necessário, a sociedades gestoras de empresas, cometendo-se ao Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) a gestão do sistema.

Na mesma lógica, o sistema procurará ainda dar resposta coerente a empresas que se integram em zonas cujas populações activas são fortemente dependentes de uma só empresa ou de empresas de uma mesma actividade.

Este sistema, designado por Sistema de Incentivos à Revitalização e Modernização Empresarial (SIRME), terá ainda o contributo e a participação dos Ministérios das Finanças, da Justiça, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e do Trabalho e da Solidariedade, para além do Ministério da Economia.

A concretização das medidas de revitalização e modernização empresarial será privilegiadamente alcançada através de contratos de consolidação financeira e reestruturação empresarial, para os quais poderão ser estabelecidos incentivos de natureza financeira e fiscal, para além de outras medidas que assegurem a criação de oportunidades e alternativas de emprego.

Assim:

Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º

É instituído o Sistema de Incentivos à Revitalização e Modernização Empresarial (SIRME), que articulará todos os instrumentos que se adequam à revitalização e modernização empresarial através de aquisições ou fusões de empresas, nomeadamente em situação financeira difícil, por outras empresas, bem como por quadros trabalhadores ou por qualquer outra via, recorrendo-se, sempre que necessário, a sociedades de gestão de empresas.

Artigo 2.º

1 - São susceptíveis de beneficiarem dos incentivos para a revitalização e modernização empresarial todas as empresas e entidades que demonstrem, pela sua prática ou pela sua situação económico-financeira, terem condições de credibilidade para o exercício da gestão empresarial.

2 - Os incentivos destinados às empresas e entidades referidas no número anterior aproveitam à revitalização e modernização das empresas em situação financeira difícil ou a empresa ou empresas integradas em zonas cujas populações activas são fortemente delas dependentes.

Artigo 3.º

O organismo responsável pela gestão do SIRME é o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

Artigo 4.º

1 - Fica a cargo do IAPMEI, sempre que necessário, em articulação com outras entidades, nomeadamente o Instituto Financeiro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), estabelecer as condições e os mecanismos de ordem contratual para a aplicação das medidas que dentro do Sistema se justificarem.

2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, o IAPMEI deverá desenvolver uma acção concertada no sentido de dinamizar o Sistema através do estímulo a entidades ou empresas que possam beneficiar dos incentivos instituídos pelo SIRME.

Artigo 5.º

As condições de aplicação dos incentivos, a forma de recepção e de instrução e ainda a aprovação dos processos serão objecto de despacho do Ministro da Economia, com base em proposta apresentada pelo IAPMEI.

Artigo 6.º

O acompanhamento, controlo e fiscalização do SIRME é da responsabilidade do IAPMEI, para além das competências próprias da Inspecção-Geral das Finanças.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 19 de Fevereiro de 1998. - António Manuel de Oliveira Guterres - António Luciano Pacheco de Sousa Franco - José Eduardo Vera Cruz Jardim - Joaquim Augusto Nunes de Pina Moura - Luís Manuel Capoulas Santos - Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues.

Promulgado em 18 de Março de 1998.

Publique-se.

O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.

Referendado em 26 de Março de 1998.

O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1998/04/02/plain-91572.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/91572.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda