A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 6/98, de 22 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Estabelece a prestação de garantia pessoal do Estado ao Metropolitano de Lisboa, E.P. para uma operação de "CROSS BORDER LEASE" a contrair junto do Deutsche Bank de Investimento, publicando em anexo a correspondente ficha técnica.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 6/98
O Metropolitano de Lisboa, E. P. (Metro), tem necessidade de contratar uma operação de cross border lease até ao montante de PTE 15000000000 com o Deutsche Bank de Investimento (DBI), destinada ao financiamento parcial do plano de aquisição de material circulante (15 unidades triplas) correspondente ao plano de expansão e modernização da rede do Metro.

No âmbito desta operação, foi pedida a concessão de garantia pessoal pelo Estado e, consequentemente, analisados os requisitos legais, especialmente os previstos nos artigos 5.º, 8.º e 9.º da Lei 112/97, de 16 de Setembro.

Nos termos do n.º 1 do artigo 14.º da mesma lei, foi também emitido parecer pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território. Foi ainda ouvido o Instituto de Gestão do Crédito Público.

Assim, nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolveu definir a seguinte orientação:

Deverá ser prestada uma garantia pessoal do Estado à operação de cross border lease, até ao montante de PTE 15000000000, que o Metro pretende contratar com o DBI, destinada ao financiamento parcial do plano de aquisição de material circulante (15 unidades triplas) correspondente ao plano de expansão e modernização da rede do Metropolitano de Lisboa, nas condições constantes da ficha técnica em anexo.

Presidência do Conselho de Ministros, 20 de Dezembro de 1997. - O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.


Ficha técnica
Tipo de operação: cross border lease (operação de leasing com recurso a um veículo internacional de financiamento).

Locador: DB Export - Leasing, E. P. (special purpose vehicle, subsidiária do DBI).

Locatário: Metropolitano de Lisboa, E. P.
Finalidade: financiamento parcial do plano de aquisição de material circulante correspondente ao plano de expansão e modernização da rede do Metropolitano de Lisboa.

Montante: até 15 milhões de contos.
Moeda: PTE (escudos).
Taxa de juro: Lisbor a seis meses - 0,47%.
Prazo da operação: 18 anos.
Utilização: pela totalidade, na data da assinatura do contrato.
Pagamento das rendas ao locador pelo locatário: semestral e postecipadamente, incluindo capital e juros, com início em Junho de 1998.

Valor residual do equipamento: 10% do valor do equipamento com opção de compra pelo locatário no final do contrato.

Garantia: Estado Português.
Taxa da garantia: 0,2% a. a.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/89545.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1997-09-16 - Lei 112/97 - Assembleia da República

    Estabelece o regime jurídico da concessão de garantias pessoais pelo Estado ou por outras pessoas colectivas de direito público.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda