A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Regional 25/80/A, de 16 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Promove a demarcação das regiões vitícolas do verdelho do Pico, do verdelho da Graciosa e do verdelho dos Biscoitos, na ilha Terceira.

Texto do documento

Decreto Regional 25/80/A

A nível da Região, do restante território nacional e ainda no estrangeiro, tem fama correspondente à sua excelente qualidade o vinho verdelho produzido nas ilhas do Pico, Graciosa e Terceira, particularmente o dos concelhos de Madalena, Santa Cruz e Vila da Praia da Vitória.

Não obstante tratar-se de áreas de cultura não muito extensas, a produção que nelas se regista tem algum peso na economia da Região e da respectiva ilha, além do que reúnem as condições climáticas, de solo e outras para continuarem a ser zonas privilegiadas para a produção de uva e de vinho.

Assim, importa providenciar para que não se agrave nem se degrade irremediavelmente a situação vitivinícola das áreas em questão, sob pena de vir a desaparecer uma apreciável fonte de receita e um importante cartaz regional. Para tanto, urge demarcar as regiões vitícolas do verdelho do Pico, do verdelho da Graciosa e do verdelho dos Biscoitos, simultaneamente com a aplicação de todas as medidas necessárias à protecção, revitalização e desenvolvimento das actividades vitivinícolas.

Nestes termos, a Assembleia Regional dos Açores decreta, ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, promoverá a demarcação das regiões vitícolas do verdelho do Pico, do verdelho da Graciosa e do verdelho dos Biscoitos, na ilha Terceira.

Art. 2.º - 1 - A demarcação prevista no artigo anterior tem, designadamente, os seguintes objectivos:

a) Protecção, valorização e expansão da vitis vinifera verdelho;

b) Selecção e defesa da genuinidade do verdelho;

c) Prestação de assistência técnica e financeira aos viticultores das regiões demarcadas;

d) Fixação de preços de garantia à produção;

e) Apoio à comercialização da produção vinícola, nomeadamente a sua promoção nos mercados consumidores;

f) Outros previstos ou que vierem a ser estabelecidos na legislação aplicável.

2 - O auxílio financeiro previsto na alínea c) do n.º 1 deste artigo poderá assumir, designadamente, a forma de subsídio reembolsável sem juros, destinado a investimentos de real interesse para o fomento da produção do verdelho e garantia da sua origem e genuinidade.

Art. 3.º O Governo Regional promoverá formas especiais de apoio às cooperativas do sector, tendo em vista fomentar a produção e garantir a qualidade dos produtos vinícolas, bem como a sua comercialização.

Art. 4.º - 1 - A demarcação prevista no artigo 1.º deste diploma far-se-á com base em estudos a realizar por uma comissão composta por técnicos do sector de reconhecida idoneinade.

2 - A comissão referida no número anterior será nomeada no prazo de trinta dias, a contar da entrada em vigor do presente decreto regional, e deverá dar por concluídos os seus trabalhos no prazo máximo de sessenta dias.

Art. 5.º O Governo Regional procederá à regulamentação do presente diploma nos sessenta dias posteriores à conclusão dos trabalhos da comissão referida no artigo 4.º, incluindo nessa regulamentação o regime jurídico de cada uma das regiões demarcadas.

Art. 6.º O Governo Regional fica autorizado a proceder às alterações orçamentais que se mostrem necessárias à execução deste diploma.

Aprovado pela Assembleia Regional dos Açores em 31 de Julho de 1980.

O Presidente da Assembleia Regional dos Açores, Álvaro Monjardino.

Assinado em Angra do Heroísmo em 26 de Agosto de 1980.

Publique-se.

O Ministro da República, Henrique Afonso da Silva Horta.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/09/16/plain-8502.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/8502.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-07-18 - Decreto Legislativo Regional 21/2008/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

    Estabelece a organização do sector vitivinícola na Região Autónoma dos Açores.

  • Tem documento Em vigor 2011-04-21 - Decreto Legislativo Regional 12/2011/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Legislativa

    Altera (primeira alteração) o Decreto Legislativo Regional n.º 21/2008/A, de 18 de Julho, que regula a organização do sector vitivinícola na Região Autónoma dos Açores, e republica-o em anexo com a alteração ora introduzida.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda