A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 405/88, de 27 de Junho

Partilhar:

Sumário

Aprova o modelo de declaração comprovativa da actividade do olivicultor, para efeitos da ajuda comunitária à produção de azeite e destinada a ser presente ao Instituto Regulador e Orientador dos Mercados Agrícolas (IROMA).

Texto do documento

Portaria 405/88
de 27 de Junho
Tendo em conta o Regulamento n.º 136/66/CEE do Conselho, que estabelece uma organização comum de mercado no sector das matérias gordas e que no seu artigo 5.º institui um regime de ajuda à produção de azeite; e

Considerando que a ajuda é concedida aos olivicultores não associados em função do número e do potencial de produção das oliveiras, assim como do rendimento destas, fixados de modo estimativo, enquanto para os olivicultores membros de uma organização de produtores reconhecida a ajuda é concedida em função da quantidade de azeite efectivamente produzida;

Considerando que o artigo 2.º, n.º 2, do Regulamento n.º 2261/84 do Conselho dispõe que a ajuda é concedida aos olivicultores estabelecidos nos Estados membros e que se entende por olivicultor o agricultor que explora oliveiras que produzem azeitonas destinadas à produção de azeite;

Considerando, finalmente, que para assegurar o bom funcionamento do regime da ajuda à produção de azeite é necessário que exista uma declaração que ateste o exercício da actividade de olivicultor emitida pelos competentes serviços regionais de agricultura e, se necessário, informada pela autoridade autárquica local:

Manda o Governo, pelos Ministros do Planeamento e da Administração do Território e da Agricultura, Pescas e Alimentação, o seguinte:

1.º Para efeito da ajuda comunitária à produção de azeite, o exercício da actividade de olivicultor pode ser comprovado mediante a emissão pela direcção regional de agricultura competente na área de implantação do olival de uma declaração conforme ao modelo anexo à presente portaria e que dela faz parte integrante.

2.º Com vista à emissão das declarações a que se refere o número anterior, os serviços regionais de agricultura poderão solicitar a colaboração das juntas de freguesia da respectiva área em que se situa o olival para efeitos de recolha das informações consideradas necessárias.

Ministérios do Planeamento e da Administração do Território e da Agricultura, Pescas e Alimentação.

Assinada em 8 de Junho de 1988.
O Ministro do Planeamento e da Administração do Território, Luís Francisco Valente de Oliveira. - O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.


Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação
IROMA - Ajuda à produção de azeite
Declaração
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/78527.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1989-03-22 - Portaria 230/89 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Regulamenta o reconhecimento das organizações de produtores e suas uniões intervenientes no processo de concessão de ajudas à produção de azeite.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda