A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto Legislativo Regional 20/84/A, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Estabelece disposições quanto à forma de pagamento em prestações da contribuição industrial do grupo A.

Texto do documento

Decreto Legislativo Regional 20/84/A
Pagamento em prestações da contribuição industrial do grupo A
Na presente conjuntura os recursos financeiros das empresas são cada vez mais limitados. Os meios líquidos de pagamento e até as próprias reservas constituídas no final de cada ano para pagamento de impostos são absorvidos pela reposição de stocks e créditos a curto prazo. Isto significa que a sua transformação em disponibilidades apenas se vai processando ao longo do exercício e com o decorrer do ciclo normal de exploração da empresa.

Tal situação leva a que a maior parte das empresas tenham de recorrer a modalidades morosas de obtenção de fundos suplementares, a meio do ano (30 de Junho), especialmente destinados a pagar a contribuição industrial.

Nestes termos, justifica-se o presente diploma, que permite dilatar no tempo o prazo de pagamento da contribuição industrial por parte das empresas do grupo A.

A Assembleia Regional dos Açores decreta, nos termos da alínea f) do artigo 229.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º A contribuição industrial devida pelos contribuintes do grupo A com sede, estabelecimento principal, domicílio ou representação permanente na Região Autónoma dos Açores será paga:

a) No caso da liquidação provisória a que se refere o n.º 1.º da alínea a) do artigo 85.º do Código da Contribuição Industrial, em duas prestações iguais, com vencimento, respectivamente, no prazo estipulado na alínea a) do artigo 101.º do referido Código, e em Outubro, podendo os contribuintes beneficiar dos descontos previstos na última disposição legal citada sempre que o pagamento da primeira prestação seja efectuado, respectivamente, em Abril ou em Maio;

b) Tratando-se da liquidação provisória prevista no n.º 2.º da alínea a) do artigo 85.º do Código da Contribuição Industrial, durante o mês de Agosto;

c) No caso de contribuição relativa à correcção da liquidação provisória ou à liquidação prevista no artigo 86.º do Código da Contribuição Industrial, por uma só vez, em Outubro;

d) No caso de cessação da actividade, a contribuição industrial será paga nos termos do artigo 102.º do respectivo Código.

Art. 2.º A tudo o que não estiver expressamente previsto no presente diploma são de aplicar as regras relativas à liquidação e cobrança estabelecidas no Código da Contribuição Industrial.

Art. 3.º O disposto no presente diploma é aplicável à cobrança da contribuição industrial relativa aos exercícios de 1983 e seguintes.

Aprovado na Assembleia Regional dos Açores, na Horta, em 14 de Junho de 1984.
O Presidente da Assembleia Regional dos Açores, Álvaro Monjardino.
Assinado em Angra do Heroísmo em 9 de Julho de 1984.
Publique-se.
O Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, Tomás George Conceição Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/752.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda