A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 8/95/M, de 25 de Maio

  • Corpo emitente:
  • Fonte: DIARIO DA REPUBLICA - 1.ª SERIE B, Nº 121, de 25.05.1995, Pág. 3326
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

APRESENTA PROPOSTA DE ALTERAÇÕES CONSTITUCIONAIS NECESSARIAS A EVOLUÇÃO DA AUTONOMIA POLÍTICA DA MADEIRA.

Texto do documento

Resolução da Assembleia Legislativa Regional n.º 8/95/M
Um novo âmbito constitucional para a autonomia política da Madeira
A Região Autónoma da Madeira, através da Assembleia Legislativa, reafirma a sua identidade com o espírito do 25 de Abril, no tocante à instalação, em Portugal, de um regime democrático e no consequente reconhecimento aos arquipélagos portugueses do direito à autonomia política.

Concretizados na Região Autónoma da Madeira os três objectivos de Abril - democratizar, desenvolver, descolonizar -, mandam o imperativo histórico-social e a lógica democrática que a Assembleia Legislativa Regional da Madeira, na sua legítima representatividade da vontade do povo madeirense, aponte normais caminhos de evolução para a autonomia política conquistada.

Assim, a Assembleia Legislativa Regional da Madeira, nos termos da alínea u) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição, resolve apresentar aos órgãos de soberania, bem como aos partidos políticos representados na Assembleia da República, o seu legítimo entendimento sobre as alterações constitucionais consideradas necessárias para a evolução da autonomia política visando o desenvolvimento integral dos portugueses da Madeira:

1 - Esta Assembleia legislar, com respeito da Constituição, em todas as matérias de interesse específico para a Região que não estejam reservadas à competência exclusiva dos órgãos de soberania.

2 - A Assembleia Legislativa Regional da Madeira legislar, em matérias de interesse específico, sob autorização da Assembleia da República, na área da competência reservada desta.

3 - Os órgãos de governo próprio regulamentarem as leis emanadas dos órgãos de soberania que não reservem para estes o poder regulamentar.

4 - Esta Assembleia Regional legislar, com respeito da Constituição, em matéria do estatuto dos titulares dos órgãos de governo próprio, conforme o respectivo Estatuto Político-Administrativo.

5 - Constitucionalizar a obrigatoriedade de definição no Estatuto Político-Administrativo do regime das relações financeiras entre o Estado e a Região.

6 - Clarificar, na Constituição, o regime de superintendência no domínio público regional, serviços, institutos públicos e empresas públicas e nacionalizadas, bem como a questão da participação regional, ou sua audição, nos vários segmentos previstos da política interna e externa.

7 - Eliminação do cargo de Ministro da República, embora mantendo-se mecanismos de fiscalização preventiva.

8 - Alargamento aos emigrantes portugueses da participação na eleição do Presidente da República e aos de naturalidade madeirense da participação na eleição da Assembleia Legislativa Regional.

9 - Círculo eleitoral próprio da Região Autónoma para a eleição de um deputado ao Parlamento Europeu.

10 - Institucionalização do referendo regional para casos a serem previstos no Estatuto Político-Administrativo.

11 - Introdução regional de alterações específicas na área de educação, com respeito pelo sistema nacional de ensino.

12 - Eliminação do acintoso artigo 230.º da Constituição.
13 - Adaptar ao regime do artigo 175.º da Constituição a hipótese de dissolução excepcional da Assembleia Legislativa Regional.

14 - Eliminar a proibição de partidos regionais.
Aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional a Madeira em 26 de Abril de 1995.

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Miguel Jardim d'Olival Mendonça.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda