A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 202/2025, de 24 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria o CORGOV ― Centro de Operações e Resposta do Governo.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 202/2025

O Programa do XXV Governo assume uma postura ativa e liderante na concretização das principais prioridades da agenda europeia dos próximos anos, nomeadamente no reforço dos pilares da defesa e segurança.

O nosso País tem enfrentando inúmeras crises na última década, sendo que a pandemia, o contexto de guerra na Europa e, mais recentemente, a quebra generalizada de energia ocorrida em abril ilustram a crescente complexidade e repercussão alémfronteiras das referidas crises.

O Governo encontra-se a desenvolver um trabalho de resposta integrada a estas ameaças, colocando especial enfoque no tema da gestão de crises.

Assim:

Nos termos da alínea g) do n.º 1 do artigo 200.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1-Definir a existência e os termos de ativação e funcionamento do CORGOVCentro de Operações e Resposta do Governo, adiante designado por CORGOV, a ser ativado em situação de crise que, pela sua dimensão e impacto significativo no regular funcionamento das instituições e organismos da Administração Pública ou na segurança e ordem públicas, careça de especial e elevada coordenação.

2-Estabelecer que o CORGOV é ativado por decisão do PrimeiroMinistro e que, uma vez acionado, é constituído por uma equipa de resposta à crise sob direção de um coordenador.

3-Aprovar o Manual de Procedimentos que apoia o PrimeiroMinistro na gestão da crise através do CORGOV e os ministros que o coadjuvarem ou substituírem.

4-Atribuir o grau de classificação de

«

Confidencial

» ao Manual referido no número anterior, nos termos da Lei Orgânica 2/2014, de 6 de agosto, e das Resoluções do Conselho de Ministros n.os 50/88, de 3 de dezembro, 37/89, de 24 de outubro, 16/94, de 22 de março, e 5/90, de 28 de fevereiro.

5-Determinar que todas as entidades da Administração Direta e Indireta do Estado têm o dever de colaborar, à luz das suas atribuições e missão, na concretização das decisões que resultarem da aplicação do Manual de Procedimentos, referido no n.º 3, e às quais é partilhada a informação e as orientações necessárias ao cumprimento daquele dever.

6-Determinar que a assunção de compromissos para a execução das medidas preventivas associadas ao CORGOV depende da existência de dotação disponível por parte das entidades competentes.

7-Determinar que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 28 de novembro de 2025.-O PrimeiroMinistro, Luís Montenegro.

119919662

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6391674.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2014-08-06 - Lei Orgânica 2/2014 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Segredo de Estado (que consta em anexo) e altera o Código de Processo Penal (vigésima primeira alteração) e o Código Penal (trigésima primeira alteração).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda