A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD395/81, de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Torna público o Acordo Especial por Troca de Notas entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha sobre o projecto «Fomento de Desenvolvimento Agrícola da Região do Funcho».

Texto do documento

Aviso

Por ordem superior se torna público que foi concluído em Lisboa, em 3 de Dezembro de 1981, o Acordo Especial por Troca de Notas entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha sobre o projecto «Fomento de Desenvolvimento Agrícola da Região do Funcho», cujo texto em português e alemão acompanha o presente aviso.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 10 de Dezembro de 1981. - O Adjunto do Director-Geral, Luís José de Oliveira Nunes.

Lisboa, 3 de Dezembro de 1981.

A S. Ex.ª o Sr. Jesco von Puttkamer, Embaixador da República Federal da Alemanha, Lisboa.

Excelência, Tenho a honar de acusar a recepção da nota de V. Ex.ª, datada de 25 de Novembro de 1981, em que, em referência à Acta das Negociações Intergovernamentais, realizadas de 24 de Março a 2 de Abril de 1980, em Lisboa, e à nota EEA 2320 - 42/RFA/2.9, de 20 de Julho de 1979, bem como em execução do Acordo sobre Cooperação Técnica, assinado em 9 de Junho de 1980 entre os nossos 2 Governos, me propõe, em nome do Governo da República Federal da Alemanha, o seguinte Acordo Especial sobre o projecto «Fomento do Desenvolvimento Agrícola da Região do Funcho»:

1 - O Governo da República Federal da Alemanha e o Governo da República Portuguesa fomentarão conjuntamente o desenvolvimento da agricultura na região do Funcho, no Algarve. O projecto visa incrementar a produção agrícola, elevar os rendimentos das empresas agrícolas e apoiar o desenvolvimento agrícola regional.

2 - Contribuições do Governo da República Federal da Alemanha:

1) Enviará:

a) Um engenheiro agrónomo diplomado, especializado em produção vegetal ou técnica cultural com conhecimentos e experiência no domínio da irrigação experimental, pelo prazo limite de 36 homens/mês;

b) Técnicos a curto prazo de diversos ramos para o solucionamento de tarefas específicas, pelo prazo total de 24 homens/mês.

O total de homens/mês indicado para os técnicos a curto prazo abrange períodos de trabalhos conexos na República Federal da Alemanha anteriores e posteriores à sua actuação. Os necessários ramos de especialização e os períodos de actuação dos técnicos a curto prazo serão determinados conjuntamente pelo chefe português do projecto e pelo técnico alemão a longo prazo, de acordo com as necessidades e o andamento do projecto.

Dentro do total de homens/mês, previsto para os técnicos a curto prazo, será também prestado dentro do projecto assessoramento científico na concepção dos perímetros piloto e total e no domínio da irrigação experimental (backstopping).

2) Fornecerá os seguintes equipamentos e bens de consumo até ao montante total de 520000 marcos:

Veículos;

Tractores;

Máquinas e utensílios para a preparação do solo;

Máquinas e utensílios para trabalhos culturais e de colheita;

Material para rega por aspersão, material para rega por gotejamento;

Estação meteorológica;

Aparelhos de laboratório;

Equipamento simples de escritório, demais material de consumo e material miúdo.

A escolha dos equipamentos e bens de consumo a fornecer será feita conjuntamente pelo chefe português do projecto e pelos técnicos alemães.

3) Proporcionará fora do projecto, na República Federal da Alemanha ou em terceiros países, estágios de aperfeiçoamento a técnicos portugueses, por um período total de 24 homens/mês. Terminado o estágio, os técnicos portugueses deverão actuar no projecto. A escolha dos técnicos será feita pelo chefe português do projecto em colaboração com o técnico alemão a longo prazo.

3 - Contribuições do Governo da República Portuguesa:

1:

a) Facultará a expensas suas, para a implementação do projecto, um número suficiente de técnicos qualificados, nomeadamente:

11 engenheiros agrónomos diplomados;

11 técnicos agrários;

1 engenheiro diplomado (especializado em hidráulica e irrigação);

b) Facultará, a expensas suas, para a implementação do projecto, um número suficiente de auxiliares.

2):

a) Facultará, a expensas suas, um terreno de, aproximadamente, 12 ha na estação experimental de Lameira, dotando-o de uma infra-estrutura completa;

b) Erguerá os edifícios necessários ao funcionamento da estação (escritórios, laboratórios e depósitos, bem como garagens);

c) Custeará as despesas da aquisição das peças de equipamento para a estação, que não sejam fornecidas pelo Governo da República Federal da Alemanha;

d) Encarregar-se-á do abastecimento gratuito da estação com electricidade e água;

e) Custeará todas as despesas de funcionamento e manutenção da estação, incluindo os meios de produção agrícola, material de escritório e demais bens de consumo;

f) Custeará as despesas de funcionamento e manutenção de todos os veículos, máquinas e aparelhos utilizados no projecto.

3):

a) Tomará medidas para assegurar que sejam executadas todas as prestações necessárias à implementação do projecto, desde que delas não se tiver incumbido o Governo da República Federal da Alemanha nos termos do presente Acordo Especial;

b) Permitirá que os técnicos enviados participem em seminários e congressos;

c) Designará técnicos portugueses idóneos para a formação e o aperfeiçoamento de acordo com o n.º 2, parágrafo 3, possibilitando-lhes a participação nesses estágios.

Tomará providências para que estes técnicos, após a conclusão do seu estágio, actuem no âmbito do projecto.

4) Autorizará o envio ao projecto de até 2 jovens técnicos alemães, na qualidade de assistentes do projecto, pelo prazo de 1 ano cada um.

4 - O técnico enviado executará em cooperação com os colaboradores portugueses do projecto as seguintes tarefas:

Na estação experimental e no perímetro piloto: planificação, execução e avaliação de ensaios com ênfase nos seguintes sectores:

Utilização do solo;

Física e química do solo;

Variedades;

Métodos de produção;

Necessidade de irrigação;

Processos de irrigação;

Técnicas de irrigação;

Preparação do solo;

Melhoria do solo;

Drenagem;

Adubamento;

Fitossanitários.

5:

1) O Governo da República Federal da Alemanha encarregará da execução das suas contribuições a «Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH» (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), Dag-Hammarskjöeld-Weg 1, em D-6236 Eschborn 1;

2) O Governo da República Portuguesa encarregará da implementação do projecto a Direcção-Geral de Hidrálica e Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas;

3) Os órgãos encarregados nos termos dos parágrafos 1 e 2 poderão determinar conjuntamente pormenores relativos à implementação do projecto num plano operacional ou de outra forma adequada e adaptá-los, caso necessário, ao estado de implementação do projecto.

6 - De resto, aplicar-se-ão também ao presente Acordo Especial as disposições do acima mencionado Acordo de 9 de Junho de 1980, inclusive a cláusula de Berlim (artigo 7).

Em conformidade com a proposta de V. Ex.ª, tenho a honra de informar que o Governo da República Portuguesa concorda com as propostas contidas nos n.os 1 a 6 e que a nota de V. Ex.ª e esta de resposta constituam o Acordo entre os nossos 2 Governos na matéria a entrar em vigor na data de hoje.

Permita-me, Sr. Embaixador, apresentar a V. Ex.ª os protestos da minha mais elevada consideração.

Leonardo Charles Zaffini Duarte Mathias.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/12/31/plain-624.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/624.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda