A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD296, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Torna público que foi concluído em Lisboa, no dia 22 de Maio de 1981, o Acordo Especial por Troca de Notas entre os Governos da República Portuguesa e da República Federal da Alemanha sobre o Projecto «Fundo de Estudos e de Técnicos».

Texto do documento

Aviso

Por ordem superior se torna público que foi concluído em Lisboa, no dia 22 de Maio de 1981, o Acordo Especial por Troca de Notas entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federal da Alemanha sobre o Projecto «Fundo de Estudos e de Técnicos», cujos textos em português e alemão acompanham o presente aviso.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 29 de Maio de 1981. - O Adjunto do Director-Geral, Francisco Moita.

Lisboa, 22 de Maio de 1981.

A Sua Excelência o Sr. Jesco von Puttkamer, Embaixador da República Federal da Alemanha, Lisboa:

Excelência:

Tenho a honra de acusar a recepção da Nota de V. Ex.ª, com data de 2 de Abril de 1981, em que, em referência à Acta das Convenções Intergovernamentais realizadas de 24 de Março a 2 de Abril de 1980, em Lisboa, e à Nota EIE- 42/RFA/8.2.1, de 26 de Junho de 1980, bem como a execução do Acordo sobre Cooperação Técnica assinado em 9 de Junho de 1980 entre os nossos dois Governos, me propõe, em nome do Governo da República Federal da Alemanha, o seguinte Acordo Especial sobre o Projecto «Fundo de Estudos e de Técnicos».

1 - O Governo da República Federal da Alemanha e o Governo da República Portuguesa acordam na criação de um Fundo de Estudos e de Técnicos. O Governo da República Federal da Alemanha coloca à disposição deste Fundo, em cujo âmbito poderão ser financiados o envio de técnicos especializados, bem como a elaboração de estudos, o montante de DM 800000.

No âmbito da política de desenvolvimento, subjacente à cooperação luso-alemã, o envio de técnicos e a elaboração de estudos e pareceres poderá destinar-se também para identificação e preparação de projectos da cooperação técnica e financeira.

2 - Contribuições do Governo da República Federal da Alemanha:

1):

a) Financiará estudos;

b) Enviará técnicos para execução de tarefas, principalmente por períodos de curto prazo, suportando as despesas do seu alojamento e da sua alimentação, bem como das viagens necessárias ao desempenho das respectivas tarefas;

c) Fornecerá, CIF Lisboa, instrumentos técnicos e material auxiliar até ao montante equivalente a DM 100000, na medida em que isso for necessário à elaboração dos estudos referidos na alínea a) ou ao desempenho das tarefas dos técnicos referidos na alínea b);

2) O material fornecido, no âmbito do Fundo por incumbência do Governo da República Federal da Alemanha, passará, quando da sua chegada a Portugal, a constituir património da República Portuguesa, estando à inteira disposição dos projectos seleccionados e dos técnicos enviados para o exercício das suas funções.

3 - Contribuições do Governo da República Portuguesa:

1) Concederá aos técnicos enviados todo o apoio necessário ao desempenho das tarefas que lhes foram confiadas. Colocará à disposição dos técnicos enviados, sobretudo, toda a documentação necessária, desde que não seja considerada reservada, e demais material auxiliar;

2) Enviará ao Ministério Federal da Cooperação Económica os requisitos para a elaboração dos estudos mencionados no n.º 2, parágrafo 1, alínea a), através da Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa. Os requisitos compreenderão uma ampla exposição das tarefas e dos efeitos esperados em termos de política de desenvolvimento.

4 - O Governo da República Federal da Alemanha, no âmbito do presente Acordo Especial, poderá igualmente enviar propostas ao Governo da República Portuguesa.

5:

1) Os estudos referidos no n.º 2, parágrafo 1, alínea a), serão enviados imediatamente após a sua conclusão ao Governo da República Portuguesa, através da Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa;

2) Após o termo das suas actividades, os técnicos mencionados no n.º 2, parágrafo 1, alínea b), enviarão aos dois Governos um relatório escrito sobre o seu trabalho. O relatório poderá conter propostas, resultantes das suas actividades.

6:

1) O Governo da República Federal da Alemanha encarregará da execução das suas contribuições a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), apartado 5180, 6236 Eschborn;

2) O Governo da República Portuguesa encarregará da coordenação do Projecto e das medidas referidas no n.º 3, parágrafo 2, o Gabinete para a Cooperação Económica Externa, do Ministério das Finanças e do Plano;

3) Os órgãos encarregados, nos termos dos parágrafos 1 e 2, poderão determinar, conjuntamente, pormenores relativos à implementação do projecto num plano operacional ou de outra forma adequada e adaptá-los, caso necessário, ao estado de implementação do Projecto.

7 - De resto, aplicar-se-ão também ao presente Acordo Especial as disposições do acima mencionado Acordo de 9 de Junho de 1980, inclusive a cláusula de Berlim (artigo 7.º).

Em conformidade com a proposta de V. Ex.ª, tenho a honra de informar que o Governo da República Portuguesa concorda com as propostas contidas nos n.os 1 a 7 e que a Nota de V. Ex.ª e esta de resposta constituam o Acordo entre os nossos dois Governos em matéria a entrar em vigor na data de hoje.

Permita-me, Sr. Embaixador, apresentar a V. Ex.ª os protestos da minha mais elevada consideração.

André Roberto Delaunay Gonçalves Pereira.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/06/26/plain-6197.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6197.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda