Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 790/94, de 5 de Setembro

Partilhar:

Sumário

APROVA AS BASES DOS CONTRATOS DE CONCESSAO DE DIREITOS DE PROSPECÇÃO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, PUBLICADAS EM ANEXO, PREVISTAS PELO DECRETO LEI 109/94, DE 26 DE ABRIL (APROVA O NOVO REGIME JURÍDICO DO ACESSO E EXERCÍCIO DAS ACTIVIDADES DE PROSPECÇÃO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE PETROLEO).

Texto do documento

Portaria n.° 790/94

de 5 de Setembro

O Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril, que aprovou o novo regime jurídico do acesso e exercício das actividades de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo, remeteu, no seu artigo 83.°, para portaria a aprovação das respectivas bases contratuais.

Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro da Indústria e Energia, ao abrigo do disposto no artigo 83.° do Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril, que sejam aprovadas as bases dos contratos de concessão de direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo, anexas à presente portaria e da qual fazem parte integrante.

Ministério da Indústria e Energia.

Assinada em 26 de Julho de 1994.

O Ministro da Indústria e Energia, Luís Fernando Mira Amaral.

Bases dos contratos de concessão a que se refere o artigo 83.°

do Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril

Base I

Objecto

O contrato de concessão é redigido em língua portuguesa, tem a natureza de contrato administrativo e tem por objecto a atribuição de direitos exclusivos de exercício de actividades de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo, nos termos do Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril.

Base II

Partes contratantes

No contrato de concessão serão identificadas as partes contratantes e os seus representantes no acto da outorga, indicando-se, quanto a estes, a respectiva qualidade, com menção expressa da verificação dos seus poderes para o acto.

Base III

Área

A área de concessão deverá constar do respectivo contrato, identificando-se os lotes e blocos que a constituem, dele fazendo parte integrante, em anexo, um mapa à escala de 1:400 000, onde conste a implantação dos lotes e blocos da área concessionada, assim como as coordenadas geográficas dos vértices dos blocos.

Base IV

Contrapartidas

As contrapartidas oferecidas pela concessionária ao Estado deverão ser expressamente indicadas no contrato de concessão.

Base V

Prazos e suas prorrogações

Do contrato de concessão deverão constar o prazo inicial e a possibilidade de a concessionária requerer as respectivas prorrogações, os prazos para restituição de áreas e para demarcação dos blocos petrolíferos e as prorrogações do prazo de produção, bem como as condições específicas a que, eventualmente, fiquem sujeitos tais prazos.

Base VI

Trabalhos

Sem prejuízo da faculdade de renúncia a que se refere o artigo 63.° do Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril, no contrato de concessão será feita a descrição dos trabalhos a efectuar pela concessionária durante o prazo inicial, com expressa menção do número de sondagens de pesquisa e respectivo calendário de execução.

Base VII

Relatórios de actividade

A matéria a constar dos relatórios de actividade da concessionária bem como a periodicidade da remessa de tais relatórios ao GPEP serão fixadas no contrato de concessão.

Base VIII

Condição resolutiva

Deverá ser expressamente referida no contrato de concessão qualquer condição resolutiva que determine a sua caducidade.

Base IX

Renda de superfície, taxas e cauções

Do contrato de concessão devem constar os montantes da renda de superfície devida durante o curso das diferentes fases de actividade e das taxas cujo pagamento incumbe à concessionária, assim como o montante da caução e as condições da sua prestação.

Base X

Reversão

Qualquer alteração ao regime de reversão previsto no artigo 65.° do Decreto-Lei n.° 109/94, de 26 de Abril, deverá constar expressamente do contrato de concessão.

Base XI

Convenção de arbitragem

Sendo celebrada convenção de arbitragem entre o Estado e a concessionária, deverá o respectivo teor constar do contrato de concessão.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1994/09/05/plain-61541.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/61541.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda