Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução da Assembleia da República 41/2025, de 25 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Recomenda ao Governo medidas para o reforço de cuidados nos casos de diagnóstico de cancro do ovário.

Texto do documento

Resolução da Assembleia da República n.º 41/2025



Recomenda ao Governo medidas para o reforço de cuidados nos casos de diagnóstico de cancro do ovário

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

1 - Garanta o acesso de todas a mulheres com cancro do ovário ao tratamento de manutenção em primeira linha para esta doença oncológica, nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente de existir ou não mutação (sBRCA ou Gbrca) e sempre que tal seja benéfico para a doente.

2 - Avalie e garanta, em conjunto com o INFARMED, I. P., o acesso, disponibilidade e utilização de substâncias como niraparib, bevacizumab e olaparib/bevacizumab como terapêuticas de manutenção de primeira linha, sempre que se revelem mais benéficas para as mulheres com cancro do ovário.

3 - Agilize os procedimentos de acesso a medicamentos inovadores para o tratamento de manutenção em primeira linha, nos casos das doentes com cancro do ovário sem mutação.

4 - Assegure a prestação dos cuidados necessários às doentes referidas no número anterior, através do SNS e, quando necessário, com a colaboração dos setores social e privado.

5 - Reforce a resposta do SNS na especialidade de ginecologia, de forma a reforçar o acompanhamento da saúde da mulher e sexual e reprodutiva, ao longo da vida.

6 - Elabore um estudo que avalie a centralização das cirurgias do cancro do ovário avançado, respeitando os critérios definidos pela Sociedade Europeia de Ginecologia Oncológica.

7 - Disponibilize, de forma clara e transparente, os dados agregados relativos à incidência e mortalidade associadas ao cancro do ovário no Registo Oncológico Nacional.

8 - Disponibilize regularmente os dados sobre a incidência e mortalidade de todos os tumores na população residente ao European Cancer Information System.

Aprovada em 31 de janeiro de 2025.

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco.

118724839

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6084164.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda