A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 3/2025, de 21 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Aprova a criação do Centro de Competências Regional da Região Norte.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 3/2025



O Programa do XXIV Governo Constitucional estabeleceu como uma das medidas a adotar, no âmbito da política de coesão territorial, o alargamento da informação cadastral simplificada em todo o território nacional, integrando-a no cadastro predial, a realizar no âmbito do Balcão Único do Prédio (BUPi).

Considerando a respetiva relevância estratégica e a sua centralidade, o projeto de expansão do sistema de informação cadastral simplificada encontra-se plasmado no Programa de Valorização do Interior, no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais. O projeto encontra-se, ainda, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, na componente 8 - Florestas, no âmbito do investimento designado por «Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo», que compreende o subinvestimento «Sistema Nacional de Cadastro Predial», sob responsabilidade da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral (eBUPi), tendo como objetivo operacionalizar o BUPi enquanto plataforma única de relacionamento com os cidadãos e empresas e destes com a Administração Pública e o sistema de cadastro simplificado assente nos três pilares de promoção do registo da propriedade, de aquisição expedita de dados relativos à geometria dos prédios e de harmonização da informação tributária.

Com a aprovação da Lei 65/2019, de 23 de agosto, alterada, posteriormente, pelo Decreto-Lei 90/2023, de 11 de outubro, generalizou-se a aplicação do sistema de informação cadastral simplificada, instituído pela Lei 78/2017, de 17 de agosto, também, entretanto, alterada pelo Decreto-Lei 90/2023, de 11 de outubro, a todo o território nacional, promovendo-se igualmente a universalização do BUPi, enquanto plataforma nacional de registo e cadastro do território, abrangendo os prédios urbanos, rústicos e mistos de todo o território nacional.

Ao nível regional, o modelo de organização e desenvolvimento do sistema de informação cadastral simplificada e do BUPi, desenvolve-se através de centros de competências regionais, a estabelecer por resolução do Conselho de Ministros, com competências e recursos para a partilha e articulação de conhecimentos e de capacidades instaladas no domínio da informação geoespacial, conforme decorre da alínea b) do n.º 1 do artigo 5.º da Lei 65/2019, de 23 de agosto, na sua redação atual.

Assim:

Nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 5.º da Lei 65/2019, de 23 de agosto, na sua redação atual, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Estabelecer o funcionamento temporário do Centro de Competências Regional de informação cadastral simplificada e do Balcão Único do Prédio (BUPi) da Região Norte (CCR Norte), pelo período de execução do investimento RE-C08-i02.03 «Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo: Sistema Nacional de Cadastro Predial», da componente 8 do PRR, sendo as suas funções desempenhadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I. P. (CCDR-Norte, I. P.).

2 - Determinar que o CCR Norte abrange a área territorial das entidades intermunicipais que integram a Região Norte.

3 - Estabelecer que cumpre ao CCR Norte apoiar a expansão do sistema de informação cadastral simplificada e a universalização do BUPi, visando a sua implementação e funcionamento alcançar os seguintes objetivos específicos:

a) Apoiar a expansão do sistema de informação cadastral simplificada e dos respetivos procedimentos especiais;

b) Capacitar os técnicos habilitados dos municípios, das entidades intermunicipais e da CCDR-Norte, I. P., bem como desenvolver ações no domínio da formação complementar e profissional;

c) Contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas relacionadas com a temática do CCR Norte.

4 - Estabelecer que o apoio técnico e financeiro, os resultados a atingir, bem como o prazo e cronograma de execução são definidos através de protocolo a celebrar entre a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada e a CCDR-Norte, I. P., no prazo de 60 dias.

5 - Determinar que o financiamento do CCR Norte é de € 1 143 800,00, suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em particular pelo investimento «Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo», que compreende o subinvestimento «Sistema Nacional de Cadastro Predial», que integra a componente 8 - Florestas do PRR, com o código C08-i02.03, contratualizado atualmente entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça e sob execução material da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificada, nos termos da legislação e regulamentação aplicáveis.

6 - Determinar que o CCR Norte cessa o seu funcionamento na data de cessação do prazo para a execução do investimento RE-C08-i02.03 «Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo: Sistema Nacional de Cadastro Predial», da componente 8 do PRR.

7 - Estabelecer que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 9 de janeiro de 2025. - O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

118581736

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6043428.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2017-08-17 - Lei 78/2017 - Assembleia da República

    Cria um sistema de informação cadastral simplificada e revoga a Lei n.º 152/2015, de 14 de setembro

  • Tem documento Em vigor 2019-08-23 - Lei 65/2019 - Assembleia da República

    Mantém em vigor e generaliza a aplicação do sistema de informação cadastral simplificada

  • Tem documento Em vigor 2023-10-11 - Decreto-Lei 90/2023 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime jurídico do sistema de informação cadastral simplificado e do Balcão Único do Prédio

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda