A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 187/94, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

DETERMINA QUE NOS CONCURSOS EXTERNOS DE INGRESSO PARA CARREIRAS DE PESSOAL NAO DOCENTE DOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E DO ENSINO BASICO E SECUNDÁRIO ABERTOS HÁ MENOS DE DOIS ANOS POSSAM SER PREENCHIDOS LUGARES VAGOS DOS QUADROS EM NUMERO SUPERIOR AOS INICIALMENTE POSTOS A CONCURSO, DESDE QUE SE VERIFIQUEM AS CONDICOES ESTABELECIDAS PELO PRESENTE DIPLOMA.

Texto do documento

Decreto-Lei 187/94
de 5 de Julho
O recrutamento externo para a satisfação de necessidades de pessoal numa rede de estabelecimentos de educação e ensino que cobre todo o espaço nacional, como sucede relativamente ao pessoal não docente das escolas do ensino básico e secundário, gera expectativas que se traduzem numa afluência de candidatos em número largamente superior ao das vagas postas a concurso.

Para que se possa racionalizar a gestão do sistema, maximizando os efeitos úteis dos concursos externos realizados há menos de dois anos, com evidente proveito na simplificação de procedimentos e no máximo aproveitamento dos recursos envolvidos, impõe-se que, relativamente àquele pessoal, e sem prejuízo das medidas restritivas de ingresso na função pública, se permita o alargamento excepcional do número de lugares inicialmente postos a concurso.

Foram ouvidas, nos termos da lei, as associações representativas dos trabalhadores da Administração Pública.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo único. - 1 - Nos concursos externos de ingresso para carreiras de pessoal não docente dos estabelecimentos de educação e do ensino básico e secundário abertos há menos de dois anos podem ser preenchidos lugares vagos dos quadros em número superior aos inicialmente postos a concurso, desde que se verifiquem cumulativamente as seguintes condições:

a) O número de candidatos admitidos seja superior ao quíntuplo das vagas postas a concurso;

b) Tenha sido proferido o correspondente despacho de descongelamento de admissões;

c) Tenha sido realizada consulta prévia à Direcção-Geral da Administração Pública sobre a existência de pessoal excedente.

2 - Nos concursos a que se refere o número anterior, o provimento deve ter lugar nos dois anos subsequentes à data de publicação da respectiva lista de classificação final.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 3 de Junho de 1994. - Aníbal António Cavaco Silva - Eduardo de Almeida Catroga - Maria Manuela Dias Ferreira Leite.

Promulgado em 25 de Junho de 1994.
Publique-se.
O Presidente da República, MÁRIO SOARES.
Referendado em 29 de Junho de 1994.
O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/60074.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-02-24 - Despacho Normativo 7-A/96 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças

    Determina, para o ano de 1996, o descongelamento de vagas de pessoal auxiliar nos quadros distritais de vinculação do pessoal não docente dos estabelecimentos de educação e dos ensinos básico e secundário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda