Resolução da Assembleia da República n.º 109/2024
Recomenda ao Governo que denuncie o ataque aos direitos das mulheres no Afeganistão como «crime contra a Humanidade» perante o Tribunal Penal Internacional
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 - Condene veementemente a discriminação de género e a violência contra as mulheres, raparigas e meninas no Afeganistão.
2 - Exprima a sua solidariedade para com as mulheres, raparigas e meninas afegãs.
3 - Denuncie os atos praticados pelo regime talibã do Afeganistão contra as mulheres, raparigas e meninas, ao abrigo do artigo 14.º do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional (TPI), como «crime contra a Humanidade», previsto no artigo 7.º do mesmo.
4 - Sensibilize os parceiros que integram organizações internacionais das quais Portugal faz parte, em particular da União Europeia (UE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para o que está a acontecer no Afeganistão, a importância de ter uma voz de condenação ativa, convidando-os a juntarem-se como subscritores ao processo a submeter junto do TPI.
5 - Em estreita articulação com a UE e os seus Estados-Membros, pondere a criação de um programa especial de acolhimento que facilite a viagem, concessão do estatuto de refugiado e a integração de pessoas mais afetadas pelas restrições previstas na Lei sobre Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, nomeadamente estudantes do sexo feminino, jornalistas, funcionários de organizações não governamentais, músicos e artistas.
6 - Solicite ao Fundo Fiduciário do Tribunal Penal Internacional para Vítimas que garanta a reparação das vítimas através dos seus programas de assistência, apoio físico, psicológico e socioeconómico.
7 - Saúde todos os que, no Afeganistão e no resto do mundo, se manifestam ativamente contra a violação dos direitos das mulheres, raparigas e meninas pelo regime talibã.
Aprovada em 31 de outubro de 2024.
O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco.
118465663
Resolução da Assembleia da República 109/2024, de 16 de Dezembro
- Corpo emitente: Assembleia da República
- Fonte: Diário da República n.º 243/2024, Série I de 2024-12-16
- Data: 2024-12-16
- Documento na página oficial do DRE
- Secções desta página::
Sumário
Recomenda ao Governo que denuncie o ataque aos direitos das mulheres no Afeganistão como «crime contra a Humanidade» perante o Tribunal Penal Internacional.
Texto do documento
Anexos
- Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6004135.dre.pdf .
Aviso
NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.
O URL desta página é: https://dre.tretas.org/dre/6004135/resolucao-da-assembleia-da-republica-109-2024-de-16-de-dezembro