A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 142/2024, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Propõe ao Conselho da Europa a alteração de membros efetivos e suplentes no Congresso das Autoridades Locais e Regionais para o mandato de 2021-2025.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 142/2024



O Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa é um organismo internacional que funciona junto do Conselho da Europa e que tem por missão a defesa, o reforço e o desenvolvimento do poder local e regional.

Através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 202/2021, de 31 de dezembro, e no seguimento da consulta aos Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Associação Nacional de Freguesias, foi proposta ao Conselho da Europa a composição da delegação portuguesa no Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa para o mandato de 2021-2025.

Neste âmbito, e face às recentes alterações ao nível dos Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e de alguns executivos municipais, decorrentes quer das eleições legislativas regionais quer das eleições europeias, verificou-se a cessação de vários mandatos, tanto de membros efetivos como de membros suplentes.

Considerando a anterior proposta aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 202/2021, de 31 de dezembro, importa agora propor novas nomeações que assegurem aquela representatividade para o mandato em curso, 2021-2025.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, e aceitando a proposta das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Propor ao Conselho da Europa os seguintes representantes de Portugal no Congresso das Autoridades Locais e Regionais para o mandato de 2021-2025:

a) Membros efetivos da Câmara das Regiões:

i) Artur Mendes Leal de Lima, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, em substituição de Pedro Chaves de Faria e Castro, Subsecretário Regional da Presidência do Governo Regional dos Açores;

ii) Rogério Andrade Gouveia, Secretário Regional das Finanças do Governo Regional da Madeira, em substituição de Maria Rita Sabino Martins Gomes de Andrade, Secretária Regional da Inclusão e Cidadania do Governo Regional da Madeira;

b) Membros suplentes da Câmara das Regiões:

i) Maria Rafaela Rodrigues Fernandes, Secretária Regional da Agricultura, Pescas e Ambiente do Governo Regional da Madeira, em substituição de Miguel Filipe Machado de Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira;

c) Membros efetivos da Câmara dos Poderes Locais:

i) Júlia Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Mirandela, em substituição de Carla Maria Nunes Tavares, anterior presidente da Câmara Municipal da Amadora;

d) Membros suplentes da Câmara dos Poderes Locais:

i) Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, em substituição de Júlia Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Mirandela.

2 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a 16 de julho de 2024.

Presidência do Conselho de Ministros, 26 de setembro de 2024. - Pelo Primeiro-Ministro, Joaquim Miranda Sarmento, Ministro de Estado e das Finanças.

118247002

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5939634.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda