A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 73/2024, de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Procede à nomeação para o cargo de mediador do crédito.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/2024



O Decreto-Lei 144/2009, de 17 de junho, procedeu à criação da figura do mediador do crédito, com a missão de defender e promover os direitos, garantias e interesses legítimos de quaisquer pessoas ou entidades que sejam parte em relações de crédito, bem como contribuir para melhorar o acesso ao crédito junto do sistema financeiro.

Para o efeito, compete ao mediador do crédito, nomeadamente, contribuir para o desenvolvimento da literacia financeira em matéria de crédito, mediante a promoção do conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos neste domínio, assegurar a divulgação da informação que lhe seja solicitada e colaborar com o Banco de Portugal no sentido de promover o cumprimento das regras legais e contratuais em matéria de concessão de crédito e da adoção de elevados padrões de responsabilidade e ética neste domínio.

Nos termos do n.º 2 do artigo 1.º do Decreto-Lei 144/2009, de 17 de junho, o mediador do crédito é nomeado por resolução do Conselho de Ministros, de entre pessoas cujas reconhecidas idoneidade, disponibilidade e qualificação profissional deem garantias de uma atuação habilitada e prudente no exercício das respetivas funções.

Ao abrigo do disposto no artigo 2.º do referido diploma, o mediador do crédito exerce as respetivas funções por um período de dois anos.

Considerando que a anterior titular do cargo cessou o exercício de funções, impõe-se proceder à nomeação de novo mediador do crédito.

Assim:

Nos termos do n.º 2 do artigo 1.º e do artigo 2.º do Decreto-Lei 144/2009, de 17 de junho, e da alínea e) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Nomear para o cargo de mediador do crédito Ana Margarida Machado de Almeida, cuja idoneidade, disponibilidade e qualificação profissional para o desempenho do cargo são evidenciadas na respetiva síntese curricular, que consta do anexo à presente resolução e da qual faz parte integrante.

2 - Determinar que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 3 de junho de 2024. - O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

ANEXO

(a que se refere o n.º 1)

Síntese curricular

Ana Margarida Machado de Almeida.

Natural de Lisboa.

Mestre em Finanças pela Business School do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (IUL).

Pós-graduada em Estudos Europeus e licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa.

Tendo ingressado no Banco de Portugal em 1988, foi diretora-adjunta do Departamento de Estatística (de 2009 a 2014), do Departamento de Auditoria (de 2015 a 2016) e do Departamento de Relações Internacionais (de 2016 a 2024).

Ainda no Banco de Portugal coordenou diferentes unidades de estrutura organizacional, nomeadamente o Departamento de Estatística e a Sociedade Gestora dos Fundos de Pensões do Banco de Portugal, e foi técnica assessora no Departamento de Estudos Económicos.

Possui experiência enquanto representante institucional do Banco de Portugal e como presidente em grupos de trabalho nacionais, conjuntos com o Ministério das Finanças e o Instituto Nacional de Estatística, e em comités internacionais sob a égide do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, do Fundo Monetário Internacional, das Nações Unidas e do BIS - Bank for International Settlements, nas áreas de relações internacionais, auditoria e estatística.

Executou missões de cooperação internacional envolvendo assistência técnica, em domínios diversos, a vários países em África, América Latina e Europa de Leste.

Tem experiência relevante na análise económica e financeira de empresas, adquirida na Companhia de Seguro de Créditos e no âmbito da revisão oficial de contas.

Foi docente de várias disciplinas das licenciaturas em Economia, Gestão de Empresas e Estatística, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do ISCTE-IUL, na School of Business and Economics e na Information Management School da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Superior de Gestão.

É autora e coautora de diversos artigos técnicos e científicos em temas de natureza económica e financeira, designadamente sobre investimento direto estrangeiro, estatísticas financeiras, Brexit, economia azul e autonomia estratégica da União Europeia.

117786065

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5778235.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-06-17 - Decreto-Lei 144/2009 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Cria, junto do Banco de Portugal, a figura do mediador do crédito.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda