A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 29/2024, de 30 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Primeira alteração ao Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação», aprovado pela Portaria n.º 374/2019, de 16 de outubro

Texto do documento

Portaria 29/2024

de 30 de janeiro

Sumário: Primeira alteração ao Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação», aprovado pela Portaria 374/2019, de 16 de outubro.

Os Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana (SSGNR), que têm por objeto melhorar o nível de vida dos seus beneficiários, desenvolvem diferentes modalidades de proteção social, no âmbito do regime de ação social complementar, designadamente no âmbito do desenvolvimento da modalidade de fomento e apoio da habitação, no qual se insere o Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação», aprovado pela Portaria 374/2019, de 16 de outubro.

Através do mencionado Programa de Arrendamento, os beneficiários dos SSGNR têm acesso ao arrendamento de imóveis devolutos, com a possibilidade de recurso a financiamento, concedido pelos Serviços Sociais da GNR, em condições vantajosas, para a operação de reabilitação.

A experiência acumulada desde a aprovação do Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação» revela a necessidade de rever os limites mínimos da renda, o prazo máximo de duração do contrato de arrendamento e o limite máximo do valor do financiamento para as obras de reabilitação das habitações devolutas.

Paralelamente, é também alterado o valor mínimo a pagar pelo arrendamento efetuado por quem não detenha condição de beneficiário titular dos SSGNR, que não pode em caso algum ser inferior a metade do Indexante de Apoios Sociais.

Assim:

Manda o Governo, pela Secretária de Estado da Administração Interna, ao abrigo do disposto no n.º 2 do artigo 44.º e no n.º 1 do artigo 56.º do Decreto-Lei 262/99, de 8 de julho, na sua atual redação, e nos termos da alínea b) do n.º 1 do Despacho 6605/2022, de 17 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 101, de 25 de maio de 2022, do Ministro da Administração Interna, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

A presente portaria procede à primeira alteração do Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação», aprovado em anexo à Portaria 374/2019, de 16 de outubro.

Artigo 2.º

Alteração ao Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação»

Os artigos 11.º a 13.º e 18.º do Regulamento do Programa «Arrendamento com Projeto de Reabilitação», aprovado em anexo à Portaria 374/2019, de 16 de outubro, são alterados nos termos do anexo à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Artigo 3.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte à sua publicação.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Maria Isabel Solnado Porto Oneto, em 17 de janeiro de 2024.

ANEXO

(a que se refere o artigo 2.º)

«Artigo 11.º

[...]

1 - [...]

2 - [...]

3 - [...]

4 - [...]

5 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) [...]

d) [...]

6 - O contrato é celebrado por prazo certo, com a duração máxima de 15 anos, a contar da data da respetiva assinatura, não podendo ser renovado.

7 - O prazo máximo do contrato de arrendamento, previsto no número anterior, é fixado pelos SSGNR tendo em conta a tipologia, localização e estado de conservação das habitações devolutas disponíveis para atribuição.

8 - (Antigo n.º 7.)

9 - (Antigo n.º 8.)

10 - (Antigo n.º 9.)

Artigo 12.º

[...]

1 - [...]

2 - O financiamento terá como limite máximo o montante de (euro) 24 900,00 (vinte e quatro mil e novecentos euros).

3 - [...]

4 - [...]

Artigo 13.º

[...]

1 - [...]

2 - Para os beneficiários titulares, a renda inicial é a constante na relação das habitações devolutas disponíveis para atribuição, publicitada nos termos do n.º 2 do artigo 4.º, tendo como limite máximo o valor do indexante dos apoios sociais e limite mínimo o montante de (euro) 150,00 (cento e cinquenta euros) ou o valor mensal da amortização do capital para financiamento da operação de reabilitação, se este montante for superior ao valor supra indicado.

3 - Sempre que o arrendatário não detenha a condição de beneficiário titular, o valor da renda será negociado, não podendo em caso algum ser inferior a metade do Indexante de Apoios Sociais.

4 - [...]

5 - [...]

6 - [...]

7 - [...]

8 - [...]

9 - [...]

10 - [...]

11 - No ato da assinatura do contrato de arrendamento, os SSGNR poderão exigir, a título de garantia, o pagamento antecipado de uma renda, correspondente ao valor mensal da renda inicial, válida durante o período de vigência do contrato.

12 - Com o pagamento antecipado da renda, prevista no número anterior, o arrendatário ficará dispensado do pagamento da última renda devida, salvo se existir incumprimento, caso em que o valor da renda antecipada será acionado como garantia de pagamento do montante em falta.

13 - (Antigo n.º 12.)

Artigo 18.º

[...]

1 - [...]

a) [...]

b) [...]

c) O termo do prazo de duração previsto no contrato, o qual não poderá exceder os 15 anos;

d) [...]

e) [...]

f) [...]

g) [...]

h) [...]

i) [...]

j) [...]

k) [...]

l) [...]

2 - [...]

3 - [...]

4 - [...]

5 - [...]

6 - [...]»

117291779

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5628637.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1999-07-08 - Decreto-Lei 262/99 - Ministério da Administração Interna

    Aprova o Estatuto dos Serviços Sociais da Guarda Nacional Republicana, publicado em anexo ao presente diploma, do qual faz parte integrante.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda