A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 484-A/93, de 30 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE NORMAS E CRITÉRIOS COM VISTA A ATRIBUIÇÃO DE INDEMNIZAÇÕES AOS PRODUTORES QUE ABANDONEM A PRODUÇÃO DE LEITE, PREVISTAS NO REGULAMENTO (CEE) 2491/93 (EUR-Lex), DE 9 DE SETEMBRO, COM A FINALIDADE DE INTENSIFICAR A REESTRUTURAÇÃO DO SECTOR LEITEIRO EM PORTUGAL. O PRESENTE DESPACHO PRODUZ EFEITOS A PARTIR DA DATA DA SUA PUBLICAÇÃO.

Texto do documento

Despacho Normativo 484-A/93
O Regulamento (CEE) n.º 1560/93 , do Conselho, de 14 de Junho, ao alterar o Regulamento (CEE) n.º 3950/92 , de 28 de Dezembro, instituiu um financiamento comunitário que previa uma indemnização aos produtores de leite que disponham de uma quantidade de referência a título de entregas ou vendas directas e que se comprometam a abandonar total e definitivamente a produção de leite.

O regime de indemnização a que se refere o presente despacho resulta da necessidade de intensificar o esforço de reestruturação do sector leiteiro em Portugal.

Não obstante a aplicabilidade directa a Portugal do Regulamento (CEE) n.º 2491/93 , de 9 de Setembro, que estabelece as regras do sistema de atribuição de indemnizações, a sua execução implica a fixação de determinadas normas e critérios que atendam às exigências das condições de mercado.

Uma vez que os montantes a resgatar não permitem abranger todos os produtores candidatos, considera-se que deverá ser concedida prioridade aos que se candidataram a anteriores acções de resgate e que não foram contemplados por insuficiência das quantidades de referência dessas acções.

Assim, determina-se o seguinte:
1 - A indemnização a que se refere o Regulamento (CEE) n.º 2491/93 , de 9 de Setembro, de 40 ecus por 100 kg de quantidade de referência libertada, será paga de uma só vez, a partir de 1 de Outubro de 1994.

2 - A indemnização é concedida para as quantidades de referência atribuídas aos produtores nos termos do artigo 4.º do Regulamento (CEE) n.º 3950/92 , quer no âmbito de entregas, quer no âmbito de vendas directas.

3 - Nos casos de arrendamento rural em que o pedido for apresentado pelo arrendatário, será este o beneficiário da indemnização.

4 - Aos produtores que disponham de duas quantidades de referência, uma a título de entregas a outra a título de vendas directas, a indemnização é concedida para ambas as quantidades de referência.

5 - O pedido de concessão de indemnização deve ser apresentado de 7 a 14 de Janeiro de 1994, nas direcções regionais de agricultura (DRA), em impresso próprio a fornecer pelo Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA) e distribuído aos interessados.

6 - O INGA comunicará a decisão sobre os pedidos aos produtores interessados, até 15 de Fevereiro de 1994, e informará os compradores em causa.

7 - Os produtores abrangidos por esta indemnização comprometem-se a abandonar total e definitivamente a produção leiteira, até 15 de Março de 1994.

8 - Antes da data do pagamento da indemnização, o INGA ou em quem este organismo delegar verificará se o produtor procedeu efectivamente ao abandono total e definitivo da produção leiteira, nos termos do compromisso assumido.

9 - O INGA tomará as medidas necessárias para obter o reembolso das indemnizações já pagas, caso o produtor não respeite os compromissos assumidos.

10 - Em caso de morte do beneficiário da indemnização, esta transmite-se aos seus herdeiros, desde que estes se comprometam perante o INGA a assumir as obrigações do produtor falecido.

11 - A quantidade de referência máxima que poderá ser resgatada é de 1361 t, das quais 1089 t para o continente e a parte restante para as Regiões Autónomas.

12 - Com vista a uma reestruturação efectiva do sector, o resgate será aplicado aos produtores que se candidataram anteriormente, ao abrigo do Despacho Normativo 64/93, de 30 de Abril, mas cuja candidatura não pôde ser aceite por insuficiência de quantidade de referência a resgatar, segundo as seguintes prioridades:

a) Primeira prioridade - produtores localizados em zona de recolha antieconómica, com quantidades de referência inferiores a 35 t, cujo posto de recolha encerrou, por ordem crescente das respectivas quantidades;

b) Segunda prioridade - produtores com quantidades de referência inferiores a 25 t localizadas em zona de recolha antieconómica, por ordem crescente das respectivas quantidades.

13 - Para efeitos da aplicação do disposto no número anterior e sempre que os pedidos apresentados forem de produtores com quantidades de referência iguais, terão prioridade os agricultores de idade superior, completada até à data da apresentação do pedido.

14 - Não poderão candidatar-se a esta indemnização os produtores de leite que tenham obtido quantidades de referência por cedência, no período de 1993-1994, e beneficiado de quotas suplementares provenientes de:

a) Investimentos realizados nos últimos cinco anos ao abrigo do Regulamento (CEE) n.º 797/85 e de ajudas de pré-adesão;

b) Investimentos com fundos próprios ao abrigo do Despacho 11/92, do Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e Qualidade Alimentar, de 16 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 104, de 6 de Maio seguinte;

c) Reserva nacional.
15 - As quantidades de referência provenientes dos produtores de leite que vão cessar a sua actividade serão incorporadas na reserva nacional e distribuídas de acordo com os critérios a definir em regulamentação específica.

16 - Nas Regiões Autónomas, a fixação das normas e critérios a que se refere o presente despacho será feita pelos órgãos do respectivo Governo Regional, em articulação com o INGA.

17 - Este despacho produz efeitos a partir da data da sua publicação no Diário da República.

Ministério da Agricultura, 23 de Dezembro de 1993. - Pelo Ministro da Agricultura, Luís António Damásio Capoulas, Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e Qualidade Alimentar.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/55864.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda