Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria NIM 17172988 Paulo Jorge Pereira da Silva de Castro Ferreira pela forma extremamente competente e profissional com que exerceu as suas funções na Direção de Serviços de Relações Internacionais da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.
O Tenente-Coronel Castro Ferreira demonstrou possuir um excelente conhecimento e domínio das matérias da Defesa que, acrescido da sua experiência internacional lhe permitiu intervir, com apurada oportunidade e sustentação técnica, nos mais diversos assuntos trabalhados nesta Direção-Geral, em particular em todos aqueles relacionados com a União Europeia e a Política Comum de Segurança e Defesa.
Em todos os trabalhos por si elaborados evidenciou sempre uma apurada capacidade de análise e sentido prospetivo, que, aliados à sua disponibilidade, capacidade de trabalho, dinamismo, organização e persistência, refletiram o seu notável espírito de Missão e a sua elevada noção do dever.
Relevo, como exemplos da inegável qualidade e competência do seu desempenho, a elaboração cuidadosa, minuciosa e equilibrada de documentos preparatórios do Conselho Europeu de dezembro de 2013. Acresce referir, o acompanhamento permanente das missões levadas a cabo pela União Europeia, merecendo particular destaque os relatórios periódicos elaborados sobre todas aquelas em que Portugal tinha Forças Nacionais Destacadas, no âmbito da UE, da OTAN e da ONU.
De igual modo merecem também referência as relevantes propostas por si elaboradas na área do financiamento das missões militares da União Europeia nomeadamente no que respeita ao mecanismo Athena e as decorrentes da constituição, aprontamento e operacionalização dos Battlegroups e do seu conceito.
A tudo isto, o Tenente-Coronel Paulo Ferreira acrescentou qualidades pessoais, de trato e sã camaradagem, elevados dotes de carácter, sentido de lealdade e disciplina, sendo ainda de realçar o dinamismo e espírito construtivo que sempre evidenciou na realização das tarefas que lhe foram cometidas, o que aliado a um notável empenho pessoal lhe granjeou a estima e a consideração de todos com quem privou no âmbito profissional.
Pelas suas excecionais qualidades pessoais e profissionais, é de inteira justiça testemunhar publicamente o apreço pelos serviços prestados com elevada competência e extraordinário desempenho pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paulo Jorge Pereira da Silva de Castro Ferreira ao longo da sua permanência na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, reconhecendo-os como extraordinários, relevantes e distintos e que contribuíram muito significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei
n.º 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, ao Tenente-Coronel de Infantaria NIM 17172988 Paulo Jorge Pereira da Silva de Castro Ferreira.
24 de fevereiro de 2015. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.
208472052