A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução 7/93/M, de 17 de Julho

  • Corpo emitente:
  • Fonte: DIARIO DA REPUBLICA - 1.ª SERIE B, Nº [166], de 17.07.1993, Pág. 3877
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

APROVA, PARA SERVIR DE PROPOSTA DE LEI A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, QUE O ESTADO SUPORTARA OS ENCARGOS TOTAIS CORRESPONDENTES A EXPEDIÇÃO, POR VIA AEREA E MARÍTIMA, DOS LIVROS, REVISTAS E JORNAIS DE NATUREZA PEDAGÓGICA, TÉCNICA, CIENTIFICA, LITERÁRIA E RECREATIVA: ENTRE O CONTINENTE PORTUGUÊS E A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, ENTRE A REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA E O CONTINENTE PORTUGUÊS E ENTRE AS REGIÕES AUTÓNOMAS. O PRESENTE DIPLOMA ENTRA EM VIGOR NO DIA SEGUINTE AO DA PUBLICAÇÃO DA RESPECTIVA REGULAMENTAÇÃO, SEM PREJUÍZO DO DISPOSTO NO NUMERO 2 DO ARTIGO 170 DA CONSTITUICAO.

Texto do documento

Resolução da Assembleia Legislativa Regional n.º 7/93/M
Proposta de lei à Assembleia da República
Custo de livros, revistas e jornais de e para a Região Autónoma da Madeira
O estado de desenvolvimento de uma sociedade é avaliável pelo respectivo nível de vida e pelo correspondente acesso aos mais diversificados bens culturais de que necessita e de que pode livremente usufruir.

É inegável que a leitura constitui um determinante acto cultural a que os poderes públicos devem dar a maior atenção no sentido de a estimular e tornar acessível à totalidade dos cidadãos.

Importa limitar os factores que dificultam a sua expansão e divulgação, procurando que a uma acção pedagógica que alicie à leitura corresponda o acesso em condições aceitáveis aos meios indispensáveis: os livros, as revistas e os jornais.

É, de resto, com este espírito que hoje existem alguns benefícios concedidos pelo Estado à expedição postal de publicações em língua portuguesa, em regime de avença, a assinantes residentes em Portugal e no estrangeiro, na perspectiva do fomento cultural. Com este espírito os jornais e revistas têm também o mesmo preço em todo o espaço de Portugal continental.

Esses benefícios, no entanto, não contemplam o pagamento de portes aéreos e fretes marítimos dos livros, revistas e jornais que diariamente são expedidos para a Região Autónoma da Madeira pelas agências distribuidoras, de que advém um encargo acrescido que se reflecte no preço de venda ao público, excedendo assim o praticado em qualquer região do continente português.

Importa, por isso, corrigir esta desigualdade, pelo que, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 229.º da Constituição da República, a Assembleia Legislativa Regional aprova, para servir de proposta de lei à Assembleia da República, o seguinte:

Artigo 1.º O Estado suportará os encargos totais correspondentes à expedição, por via aérea e marítima, dos livros, revistas e jornais de natureza pedagógica, técnica, científica, literária e recreativa:

a) Entre o continente português e a Região Autónoma da Madeira;
b) Entre a Região Autónoma da Madeira e o continente português;
c) Entre as Regiões Autónomas.
Art. 2.º O disposto no artigo anterior será regulamentado pelo Governo da República.

Art. 3.º O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da publicação da respectiva regulamentação, sem prejuízo do disposto no n.º 2 do artigo 170.º da Constituição.

Aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional da Madeira em 9 de Junho de 1993.

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Jorge Nélio Praxedes Ferraz Mendonça.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda