A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 647/93, de 7 de Julho

Partilhar:

Sumário

APROVA O LIVRO A QUE SE REFERE O NUMERO 1 DO ARTIGO 305 DO CODIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS, APROVADO PELO DECRETO LEI 262/86, DE 2 DE SETEMBRO, QUE SE DESTINA AO REGISTO, INSCRIÇÃO DAS CONVERSOES E INTEGRAÇÃO DAS ACÇÕES NO SISTEMA DE DEPÓSITO E CONTROLO E RESPECTIVA CESSACAO. O MODELO DE LIVRO ACIMA REFERIDO, BEM COMO AS RESPECTIVAS INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO, CONSTAM DE PUBLICAÇÃO ANEXA A ESTE DIPLOMA, E CONSTITUEM EXCLUSIVO DA IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA.

Texto do documento

Portaria n.° 647/93

de 7 de Julho

O artigo 305.° do Código das Sociedades Comerciais, aprovado pelo Decreto-Lei n.° 262/86, de 2 de Setembro, prevê, nos números 1 e 4, a existência de um livro de registo de acções, de modelo oficialmente aprovado, permitindo ainda a respectiva substituição por um registo informático, nos termos a fixar em portaria conjunta dos Ministros das Finanças e da Justiça.

O mencionado livro ou o registo informático que o substitua destinam-se também à inscrição das conversões das acções tituladas em escriturais e destas em tituladas e, bem assim, da integração das acções escriturais no sistema de registo e de controlo, nos termos dos artigos 48.°, 72.° e 58.° do Decreto-Lei n.° 142-A/91, de 10 de Abril, que aprovou o Código do Mercado de Valores Mobiliários.

Finalmente, de acordo com o artigo 85.° do mesmo diploma, os referidos livro ou registo informático suportarão, ainda, o registo da integração das acções fungíveis no sistema de depósito e de controlo, bem como a respectiva cessação.

Em execução dos preceitos legais acima referidos:

Manda o Governo, pelos Ministros das Finanças e da Justiça, o seguinte:

1.° É aprovado o livro a que se refere o n.° 1 do artigo 305.° do Código das Sociedades Comerciais.

2.° O livro referido no número anterior pode ser substituído por um registo informático, o qual evidenciará todas as menções obrigatoriamente constantes do mencionado livro.

3.° As entidades fiscalizadoras têm a faculdade de testar os programas utilizados na elaboração do registo informático mencionado no número anterior, nomeadamente mediante o acesso à documentação relativa à sua análise, programação e execução.

4.° O modelo de livro ora aprovado constitui exclusivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Ministérios das Finanças e da Justiça.

Assinada em 26 de Maio de 1993.

Pelo Ministro das Finanças, Vasco Jorge Valdez Ferreira Matias, Subsecretário de Estado Adjunto da Secretária de Estado Adjunta e do Orçamento. - A Secretária de Estado da Justiça, Maria Eduarda de Almeida Azevedo.

(Ver figura no documento original)

Instruções de preenchimento do livro de registo de acções

Registos tradicionais

1 - Número sequencial de inscrições a efectuar no livro de registo de acções.

2 - Número/s do/s título/s das acções, sempre que se trate de acções tituladas.

6 - Especificar se a acção segue o regime das acções nominativas ou das acções ao portador.

7 - A preencher em relação às acções tituladas, aquando da sua emissão, e em relação às acções escriturais, aquando da sua conversão em tituladas.

8 - Inscrever a categoria de acção: ordinária, preferencial sem voto, acção de fruição, outra.

9 - A preencher só para acções remíveis.

13 e 14 - A preencher só para acções amortizadas.

15 - Especificar se a conversão é de acções nominativas em acções ao portador, ou vice-versa, ou se se trata de conversão de acções tituladas em escriturais.

17 - A preencher só em caso de conversão de acções tituladas em acções escriturais. O número da conta aqui referido é aquele a que se reporta o artigo 59.°, n.° 2, alínea a), do Código do Mercado de Valores Mobiliários.

21 - A integração aqui referida é a que consta do artigo 85.° do Código do Mercado de Valores Mobiliários, o qual criou um sistema de depósito e controlo de títulos fungíveis.

22 - Cessação da integração no sistema de depósito e controlo de títulos fungíveis instituído pelo Código do Mercado de Valores Mobiliários.

26 - Inserir informações complementares, as quais podem conduzir ou não à abertura de um novo registo, como a alteração da sede ou domicílio do titular de acções sujeitas obrigatoriamente ao regime de registo ou depósito, nos termos do Decreto-Lei n.° 408/82, e a conversão de acções de fruição em acções de capital, nos termos do Código das Sociedades Comerciais.

Conta de acções escriturais

Conta global, de controlo de valores escriturais, a abrir pela sociedade anónima em nome da Central de Valores Mobiliários, nos termos do disposto no artigo 58.°, n.° 2, alíneas a) e b), do Código do Mercado de Valores Mobiliários.

34 - Inscrever o número sequencial em que as acções convertidas passarão a estar inscritas no livro tradicional de registo.

Conta de acções integradas no sistema de depósito e controlo de

títulos fungíveis

Conta global, de controlo de valores titulados fungíveis, a abrir pela sociedade anónima em nome da Central de Valores Mobiliários, nos termos do disposto no artigo 85.°, n.° 3, alíneas a) e b), do Código do Mercado de Valores Mobiliários.

42 - Inscrever o número sequencial em que as acções tituladas passarão a estar inscritas no livro tradicional de registo

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1993/07/07/plain-51888.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/51888.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda