Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso (extrato) 20833/2022, de 31 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Abertura do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria

Texto do documento

Aviso (extrato) n.º 20833/2022

Sumário: Abertura do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria.

Abertura do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria

Por deliberação do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, E. P. E., de 28 de julho de 2022, faz-se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, duas vagas do Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria (CEENP) do Serviço de Pediatria deste Hospital, nos termos da Portaria 227/2007, de 5 de março.

1 - Designação:

Ciclo de Estudos Especiais de Neuropediatria.

2 - Duração:

O período de formação será de 24 meses, com início até final de 2022.

3 - Regime e condições de trabalho:

O regime de trabalho será de 35, 40 ou 42 horas semanais, conforme o regime de trabalho dos candidatos. Se o candidato for oriundo da especialidade de Neurologia, cumprirá 12 horas semanais na urgência de pediatria do Hospital Garcia de Orta, E. P. E. em regime de escala, durante os primeiros seis meses do Ciclo, após o que passará a prestar apoio neuropediátrico a este setor.

4 - Finalidade e Objetivos:

Formação de Neuropediatras, reconhecidos pela Ordem dos Médicos (subespecialidade de Neuropediatria), competentes para o exercício da Neuropediatria.

O Programa formativo do CEE NP destina-se a capacitar os formandos para o exercício autónomo em Neuropediatria. Deverá ter em conta a formação prévia do candidato, e será distinta caso o formando seja especialista de Pediatria ou de Neurologia.

4.1 - Formação em Pediatria

Duração: 6 meses

Obrigatória para os formandos oriundos da Neurologia. Formação nas principais patologias pediátricas nos vários contextos: internamento, ambulatório, serviço de urgência. Estágios obrigatórios: Neonatologia (2 meses) e Desenvolvimento (2 meses)

4.2 - Formação em Neurologia

Duração: 6 meses

Obrigatória para os formandos oriundos da Pediatria. Formação nas principais patologias neurológicas nos vários contextos: internamento, ambulatório, serviço de urgência e cuidados intensivos.

4.3 - Formação em Neuropediatria

Duração: 18 meses

Deverá incluir obrigatoriamente:

Estágio em Neuropediatria: 12 meses

Estágio Neurofisiologia: 2 meses

Estágios opcionais: 4 meses

Os estágios opcionais poderão incluir Neurocirurgia, Neuroimagiologia, Reabilitação Pediátrica, Genética, Doenças Metabólicas, Psiquiatria da Infância e da Adolescência ou aperfeiçoamento em área específica da Neuropediatria num centro especializado, podendo ser realizados a tempo inteiro ou a tempo parcial.

4.4 - Urgência de Neuropediatria

Durante o período de formação específica em Neuropediatria, é obrigatória a prestação de serviço de urgência de 12h semanais na área da Neuropediatria integrado numa equipa com serviço de urgência aberto ao exterior. Excetuam-se os períodos correspondentes aos estágios de 6 meses de Neurologia e de Pediatria em que é obrigatória a prestação de serviço de urgência semanal nas respetivas áreas.

5 - Corpo Docente do CEE NP do Hospital Garcia de Orta, E. P. E.

O corpo docente do CEE NP é constituído pelos Neuropediatras do corpo clínico do Serviço de Pediatria, inscritos na subespecialidade de Neuropediatria da Ordem dos Médicos.

Coordenador: Dr. José Paulo Monteiro, Assistente Graduado de Pediatria e Assistente de Neuropediatria

Neuropediatria:

Dr. José Paulo Monteiro, Assistente Graduado de Pediatria e Assistente de Neuropediatria

Dr. João Carvalho, Assistente de Neurologia e Assistente de Neuropediatria

Desenvolvimento:

Dr.ª Luísa Rocha - Assistente Graduada de Pediatria - Pediatra de Desenvolvimento - Coordenadora do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva

Dr.ª Lurdes Ventosa - Assistente Graduada de Pediatria - Pediatra de Desenvolvimento

Reabilitação Pediátrica:

Dr.ª Susana Almeida - Assistente Graduada de Medicina Física e Reabilitação - Diretora do Serviço de Reabilitação

Neurologia:

Dr. Miguel Maria Ribeiro Soares Rodrigues - Assistente Graduado Sénior de Neurologia - Diretor Serviço - Neurologia

Dr. Miguel Grunho - Assistente Graduado de Neurologia

Dr. Pedro Pereira - Assistente de Neurologia

Dr. Francisco Antunes - Assistente de Neurologia

Neurofisiologia:

Dr. Luis Guerra - Assistente Graduado de Neurologia e Neurofisiologista

Neurorradiologia:

Dr.ª Cristina Rios - Assistente Graduada Sénior de Neurorradiologia - Diretora Serviço Neuroradiologia

Dr.ª Teresa Nunes - Assistente Graduada de Neuroradiologia

Dr.ª Mariana Schuette - Assistente de Neuroradiologia

Neurocirurgia:

Dr. Manuel Cunha e Sá - Assistente Graduado Sénior de Neurocirurgia - Diretor do Serviço de Neurocirurgia

Dr.ª Andreia Amorim - Assistente Graduada de Neurocirurgia

Pediatria:

Dr. José Paulo Calhau - Assistente Graduado Sénior de Pediatria

Dr.ª Manuela Braga - Assistente Graduada Sénior de Pediatria

Dr.ª Filipa Nunes - Assistente Graduada de Pediatria

Neonatologia:

Dr. Anselmo Costa - Assistente Graduado Sénior de Pediatria e Neonatologista

Dr. António Gomes - Assistente Graduado de Pediatria e Neonatologista

Pedopsiquiatria:

Dr.ª Rosa Esquina, Assistente Graduada de Pedopsiquiatria

6 - Local e meios técnicos disponíveis

Hospital Garcia de Orta, E. P. E., a formação decorrerá no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, e, de acordo com os estágios, nos Serviços de Pediatria, Neurologia, Neurocirurgia e Neurorradiologia do HGO. Será considerada a realização de estágios noutros Hospitais e Instituições, ligadas ao estudo e prática neuropediátrica.

De acordo com os interesses específicos de cada candidato poderão ser desenvolvidos protocolos para estágios em hospitais nacionais ou estrangeiros.

7 - Condições de admissão:

Os candidatos a admitir deverão ter como habilitação mínima o grau de Assistente de Pediatria ou Neurologia.

8 - Critérios de seleção e incompatibilidade

a) A seleção dos candidatos a admitir é feita mediante provas públicas de avaliação curricular, sendo dada preferência de admissão aos candidatos que demonstrem no seu currículo profissional terem já revelado um interesse especial pela Neurologia Pediátrica, em particular pela área da epileptologia pediátrica e experiência de trabalho em equipas multidisciplinares.

b) Expressão do interesse para a área da diferenciação e demonstração da competência assistencial no exercício das suas funções.

c) Motivação do candidato

Considera-se incompatível com a frequência do Ciclo a manutenção de outras atividades assistenciais que impliquem incapacidade de cumprimentos das tarefas assistenciais em plena integração na equipa de trabalho de acordo com o programa formativo. O Ciclo incluirá a realização e participação em trabalhos de natureza teórico-prática.

9 - Formalização das candidaturas:

As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento, podendo ser entregue diretamente no Serviço de Gestão de Recursos Humanos, sito na Av. Torrado da Silva, 2805-267 Almada, nos dias úteis, no período compreendido entre as 08:30 horas e as 10:30 horas e, entre as 13:00 horas e as 16:00 horas, ou remetido pelo correio, para a mesma morada, através de carta registada, com aviso de receção.

Documentos a apresentar:

Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, E. P. E., onde deve constar a identificação do requerente (nome completo, filiação, estado civil, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, número e data do bilhete de identidade/cartão de cidadão, número de identificação fiscal, situação militar, residência, código postal, contacto telefónico e eletrónico) e identificação do organismo a que pertence e a identificação do Ciclo a que se candidata, mediante referência ao número e data do Diário da República onde se encontra publicado o presente aviso;

Quatro (4) exemplares de curriculum vitae

Certificado comprovativo do grau de especialista em Pediatria ou Neurologia, ou documento equivalente.

10 - Júri de seleção:

O Júri designado para o efeito será constituído pelos seguintes elementos:

Presidente: Dr. José Paulo Monteiro, Assistente Graduado de Pediatria e Assistente de Neuropediatria do Hospital Garcia de Orta, E. P. E.

Vogais efetivos:

Dr.ª Rita Lopes Silva. Assistente Graduada de Neurologia e Neuropediatria do Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central

Dr. João Carvalho, Assistente de Neurologia e Neuropediatria do Hospital Garcia de Orta, E. P. E.

Vogal Suplente: Dr.ª Elisabete Maria Farias Gonçalves Rodrigues, Assistente Graduada Sénior de Pediatria e Assistente de Neuropediatria do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro.

11 - Afixação da lista de candidatos admitidos e excluídos

A lista de candidatos admitidos e excluídos será afixada nas instalações do Serviço de Gestão de Recursos Humanos do Hospital Garcia de Orta, E. P. E., sito na Av. Torrado da Silva 2805-207 Almada, bem como na página eletrónica do Hospital Garcia de Orta, E. P. E.

12 - Avaliação final do CEE NP

Após a formação de 24 meses, os formandos são propostos, pelo seu orientador de CEE NP para realização de exame final de NP de acordo com as normas de abertura do CEE.

12.1 - Júri

O Júri será constituído por três elementos, todos com a subespecialidade de Neuropediatria reconhecida pela Ordem dos Médicos: o coordenador do serviço/unidade de realização do CEE (presidente do júri), um elemento nomeado pela Direção da Secção da Subespecialidade de Neuropediatria da OM e um terceiro elemento, o orientador do formando do CEE; no caso de o presidente do Júri ser o orientador do formando deve ser nomeado outro elemento do serviço onde se realizou o CEE.

12.2 - Prova de avaliação

A avaliação final do CEE NP inclui três provas complementares: discussão curricular com base no curriculum vitae e grelha classificativa (1 hora), prova prática (4 horas) e prova teórica (1 hora).

12.3 - Classificação final de CEE

A classificação final do formando terá em consideração as avaliações descritas e com a mesma ponderação nas diferentes provas.

Após a conclusão da avaliação final do CEE, será divulgada publicamente a classificação dos candidatos e publicado no Diário da República.

14/10/2022. - A Presidente do Conselho de Administração, Teresa Machado Luciano.

315784514

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/5107737.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda