A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 37/2021, de 27 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha da Defesa Nacional de 2.ª classe ao Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico Miguel Almeida Figueiredo

Texto do documento

Portaria 37/2021

Sumário: Concessão de Medalha da Defesa Nacional de 2.ª Classe ao Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico Miguel Almeida Figueiredo.

Louvo, por proposta do diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, o Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico 111624-L Miguel Almeida Figueiredo, pela forma como desempenhou e cumpriu as funções que lhe foram atribuídas ao longo de cinco anos no Ministério da Defesa Nacional, na Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.

Dotado de notáveis qualidades pessoais e profissionais, o Tenente-Coronel Figueiredo conseguiu colocar consistentemente em prática, de forma eficaz e eficiente, as orientações recebidas para o cumprimento das suas responsabilidades. Desenvolveu uma valiosa ação na preparação, acompanhamento, execução e coordenação de diversas atividades, demonstrando permanentemente capacidade de iniciativa, disponibilidade e espírito de sacrifício nos projetos pelos quais se encontrava responsável.

Desde dezembro de 2015, foi responsável, entre outras, por assegurar as importantes e relevantes funções de Diretor do projeto «Portuguese Air Command and Control System», fase III - POACCS III. Neste âmbito a sua ação foi determinante para conseguir assegurar, diretamente com as diversas entidades, o encerramento do projeto, realizando os necessários testes operacionais, relevantes para a verificação cabal dos requisitos definidos, e a entrega do sistema à Força Aérea na condição de «Final Operational Capability - FOC», disponibilizando todas as capacidades contratadas, em dezembro de 2019. Até julho de 2020, foi ainda o elemento chave nas difíceis e complexas negociações que possibilitaram os termos do aditamento ao contrato com a empresa fornecedora dos serviços conexos com o projeto POACCS III.

Ainda neste período, foi gestor do projeto «HF POMBAL», acompanhou as atividades mais relevantes do projeto «Air Control Centre, Recognized Air Picture Production Centre, Sensor Fusion Post» - ARS Monsanto, foi representante da DGRDN na Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF), no «ACCS Replication Coordination Working Group» (RCWG) e representante nacional no Working Group of National Technical Experts (WGNTE) Air Command and Control (AirC2).

No âmbito da colaboração transversal, apoiou diversas atividades de I&D, designadamente como Gestor da Comissão de Gestão e Acompanhamento (CGA) do projeto SUBECO - «Edificação de um sistema de Vigilância Acústica Submarina», Presidente da CGA do projeto FIREND - «Projétil de artilharia para o combate de incêndios» e representante nacional na CapTech RADAR, da Agência Europeia de Defesa (EDA).

Foi igualmente relevante a sua participação em atividades relacionadas com a «Cooperação Estruturada Permanente» - PESCO, onde, para além da participação na definição dos processos de avaliação, assegurou ainda a participação em diversas atividades relacionadas com os projetos «European Strategic Command and Control System for CSDP Missions and Operations» - ESC2 e «European Secure Software Defined Radio» - ESSOR.

O Tenente-Coronel Figueiredo revelou grande aptidão para servir nas mais diversas circunstâncias, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da DGRDN, sendo ainda de destacar a sua proatividade e disponibilidade na participação em diversas iniciativas como sejam a preparação do «Business Case» no âmbito do designado «Programa Espacial da Defesa», incluindo a elaboração da proposta de Estratégia da Defesa para o Espaço e o seu Plano de Ação.

Militar com distinta educação e sólida formação militar, aliadas às suas excecionais qualidades humanas, apresentando constantemente uma postura muito discreta, revelou elevados dotes de carácter, lealdade e abnegação, a que se alia um forte sentido de integridade, que lhe permitiram granjear o respeito e admiração de todos, sendo reconhecido como um notável colaborador que muito contribuiu para a prossecução dos objetivos da DGRDN e, consequentemente, do Ministério da Defesa Nacional.

Pelo que antecede, é da mais elementar justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades profissionais, técnicas e pessoais do Tenente-Coronel Figueiredo, e a sua elevada competência técnico-profissional e extraordinário desempenho.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 25.º e 26.º e na alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e da Medalha Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional de 2.ª Classe ao Tenente-Coronel Engenheiro Eletrotécnico Miguel Almeida Figueiredo.

18 de janeiro de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313906375

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4399139.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda