Sumário: Concessão de Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, à Dr.ª Isabel Maria Neves Madeira.
Louvo, por proposta do diretor-geral de Recursos da Defesa Nacional, a Dr.ª Isabel Maria Neves Madeira, diretora de serviços de Saúde Militar e Assuntos Sociais, pela forma extraordinariamente dedicada, muito competente e distinta, como, no seu percurso de mais de 25 anos, desempenhou funções em prol da Defesa Nacional.
Detentora de vasta experiência na Administração Pública e possuidora de sólidos conhecimentos técnicos e profissionais, revelou, nas mais diversas circunstâncias, abnegação e espírito de sacrifício, um apurado sentido crítico e uma notável visão global dos problemas, para além de uma invulgar capacidade de planeamento e coordenação das matérias sob a sua responsabilidade. Demonstrou sempre uma assinalável capacidade de organização, uma excecional capacidade de adaptação às mais variadas situações e um vigoroso espírito de iniciativa na consecução dos objetivos propostos, nomeadamente, nas áreas de ensino e formação, saúde militar e assuntos sociais, antigos combatentes e deficientes militares.
A atuação da Dr.ª Isabel Madeira fica indelevelmente ligada à implementação da profissionalização do serviço militar, através da coordenação dos primeiros estudos relativos às perceções dos jovens sobre as Forças Armadas e o Dia da Defesa Nacional, assim como à criação de condições técnicas para que os modelos de formação assegurassem os conceitos de certificação e de empregabilidade associados a este modelo de prestação de serviço.
Deixou também a sua marca de profissionalismo e dedicação nos trabalhos relativos à reforma da saúde militar desenvolvidos no Ministério da Defesa Nacional (MDN), merecendo particular destaque o seu sentido crítico apurado e papel crucial evidenciados designadamente nos processos relativos ao estudo do modelo integrado de organização e gestão do Sistema de Saúde Militar, no estudo do modelo de recrutamento, ensino e formação dos recursos humanos da saúde militar e no apoio ao estudo dos programas funcionais dos polos de Lisboa e do Porto do Hospital das Forças Armadas.
Importa, de igual modo, realçar o seu excecional contributo no redesenho do processo de qualificação dos deficientes das Forças Armadas e, mais recentemente, na criação e dinamização do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares, contribuindo decisivamente para a promoção do apoio na saúde, qualidade de vida e autonomia deste universo tão vulnerável, com impacto na prevenção de situações de precariedade, isolamento e exclusão social.
No âmbito do apoio aos antigos combatentes, o seu contributo ficou bem vincado no desenvolvimento de um vasto conjunto de trabalhos, projetos e iniciativas, que visaram intransigentemente a dignificação do universo de antigos combatentes. Neste domínio, destaca-se a capacidade demonstrada na representação institucional do MDN nas interações com as estruturas associativas de ex-combatentes, que reconheceram a sua elevada aptidão para procurar consensos e o seu apurado espírito cooperante, destacando-se ainda o papel crucial nos trabalhos conducentes à aprovação do Estatuto do Antigo Combatente e à implementação efetiva das medidas aí consagradas.
O seu espírito de iniciativa ficou ainda bem vincado na condução dos trabalhos do Fórum de Saúde Militar da CPLP, na organização dos Encontros de Saúde Militar da CPLP de 2009 e 2018 e das Jornadas Defesa+Saúde, enquanto fórum de abertura da Defesa Nacional à sociedade civil e de promoção da articulação entre entidades civis e militares no domínio da saúde. Notabilizou-se também pelos trabalhos que levaram à criação do Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar, uma herança da maior importância para o bem-estar da família militar, assim como na dinamização da atividade desta estrutura, afigurando-se crucial o seu papel no sentido da produção e divulgação de conhecimento sobre o stress pós-traumático em contexto militar. O seu inquestionável espírito de missão, sensibilidade e elevada capacidade para produzir soluções consensuais, associados à sua frontalidade, ao seu forte carisma e à inata capacidade de liderança e gestão, proporcionaram um ambiente de trabalho de grande coesão nos diferentes grupos de trabalho, equipas técnicas, equipas de projeto e comissões de acompanhamento que integrou, nalguns casos liderando os trabalhos, com reflexo evidente no sucesso dos resultados obtidos. Ao longo de todo o seu percurso profissional, a forma de ser, de estar e de atuar da Dr.ª Isabel Madeira apoiou e inspirou sucessivas gerações de colaboradores, tornando-se um exemplo de serviço público.
Detentora de valores fundamentais e de excecionais atributos pessoais e profissionais, como a idoneidade, o brio, o rigor, a coragem, o espírito de missão e o compromisso com o serviço, a Dr.ª Isabel Madeira revelou ser uma dirigente de elevada craveira, contribuindo significativamente para a boa imagem e prestígio do Ministério da Defesa Nacional e para o sucesso do cumprimento da sua missão.
Pelas razões expostas, manifesto o meu reconhecimento público pelas excecionais qualidades e competências pessoais e profissionais evidenciadas pela Dr.ª Isabel Madeira. Os serviços por si prestados são relevantes e distintos e deles resultaram em honra e lustre para a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e, consequentemente, para o Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelos n.os 1 e 4 do artigo 34.º e atento o disposto nos artigos 13.º, 16.º e 18.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha de Serviços Distintos, Grau Prata, à Dr.ª Isabel Maria Neves Madeira.
18 de janeiro de 2021. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.
313906545