A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 308/2020, de 26 de Março

Partilhar:

Sumário

Louvor atribuído ao Coronel Rui Manuel Soares Pires pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional

Texto do documento

Portaria 308/2020

Sumário: Louvor atribuído ao Coronel Rui Manuel Soares Pires pelas funções desempenhadas na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, o Coronel de Infantaria NIM 01304389 Rui Manuel Soares Pires pela forma extraordinariamente competente e empenhada como vem desempenhando, desde 23 de março de 2015, as funções de gestor dos Programas-Quadro da Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) com Moçambique e Timor-Leste, que lhe foram atribuídas na Direção de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa (DCD) da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).

Fruto dos seus notáveis conhecimentos, da sua permanente dedicação e do seu vincado espírito de serviço, o Coronel Rui Pires revelou excecional competência, capacidade de trabalho e iniciativa nas áreas de responsabilidade dos gestores dos Programas-Quadro, designadamente ao nível do planeamento, da gestão financeira, da coordenação e da avaliação da execução da política de CDD com Moçambique e com Timor-Leste.

Muito rigoroso na dimensão financeira da CDD e com gosto e interesse pelas áreas orçamental e contabilística, constituiu-se nesta matéria como um elemento fulcral na unidade orgânica onde está colocado, apoiando todo o processo orçamental e de previsão, realização e controlo da despesa, cuidando sempre de respeitar o ciclo que se encontra legalmente definido. Acresce que, num quadro muito particular em matéria de recursos disponíveis, o Coronel Rui Pires demonstrou sempre enorme capacidade de adaptação e de definição criteriosa de prioridades.

Neste período, importa destacar, a título exemplificativo, o impacto que o seu contributo teve em processos muito relevantes para esta cooperação, como sejam o desenvolvimento, conjuntamente com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., e com os ramos das Forças Armadas, de um projeto de apoio à língua portuguesa em contexto militar, garantido pela CDD às FALINTIL - Forças de Defesa de Timor-Leste, a elaboração de uma nova Ficha para os Projetos de CDD, mais adequada aos propósitos da avaliação e a criação de um Fundo de Sustentação e Funcionamento de apoio aos militares no terreno.

Perseverante na ação de apoio aos assessores militares afetos aos projetos de CDD pelos quais é responsável, encontrou e propôs sempre, mesmo em conjunturas sensíveis, opções que permitiram continuar a garantir padrões elevados de segurança e bem-estar àqueles militares e mesmo a melhoria das condições de desempenho das respetivas missões.

Militar afirmativo e leal, com grande capacidade de organização, de concentração e de trabalho, a sua ação contribuiu também para o sucesso do processo de substituição do conceito de Cooperação Técnico-Militar pelo de Cooperação no Domínio da Defesa.

De referir, ainda, que o Coronel Rui Pires tem vindo a assumir a responsabilidade de substituir o diretor de serviços da DCD, de forma cumulativa e sempre que necessário, bem como de coordenar a prestação de elementos de informação solicitados por outras unidades orgânicas da DGPDN, o que implicou o redobrar do seu empenho, garantindo a qualidade do desempenho da sua função principal.

Dotado de um elevado espírito de missão na defesa dos interesses nacionais, o Coronel Rui Pires constituiu-se como um colaborador muito válido, garantindo uma excelente colaboração e coordenação interdepartamental e contribuindo para encontrar soluções para as inúmeras questões que lhe foram sendo colocadas.

Pelo acima exposto, pela sua elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, considero de toda a justiça dar público louvor à forma como o Coronel de Infantaria NIM 01304389 Rui Manuel Soares Pires desempenhou as suas funções na DGPDN, pautando a sua ação por um vincado sentido de serviço público, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 3 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 25.º, na alínea a) do n.º 1 do artigo 26.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 27.º, do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a Medalha da Defesa Nacional, de 1.ª classe, ao Coronel de Infantaria NIM 01304389 Rui Manuel Soares Pires.

10 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313123533

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4055688.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda