A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 307/2020, de 26 de Março

Partilhar:

Sumário

Louvor atribuído ao diretor de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa da DGPDN, Dr. João Pedro Saldanha Serra

Texto do documento

Portaria 307/2020

Sumário: Louvor atribuído ao diretor de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, Dr. João Pedro Saldanha Serra.

Louvo, por proposta do Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, o Diretor de Serviços de Cooperação no Domínio da Defesa (DCD), Dr. João Pedro Saldanha Serra, pelas elevadas qualidades profissionais e pela forma extremamente competente e dedicada como tem vindo a exercer as suas funções nesta Direção-Geral.

Constituindo a Cooperação no Domínio da Defesa (CDD) uma atividade prioritária no âmbito das relações externas de defesa, o empenho no trabalho por si desenvolvido, fruto da sua experiência e competência profissional, bem como das excelentes relações humanas, tem contribuído para a consolidação efetiva do relacionamento de Portugal com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, nos quadros bilateral, trilateral ou multilateral, como o da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Releve-se o seu empenho e atuação na assinatura e implementação dos novos Programas-Quadro de CDD, introduzindo novas áreas de atuação extraordinariamente importantes, como seja a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a criação de Planos de Ação Nacional para a Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as Mulheres, a Paz e a Segurança, bem como o alinhamento da CDD com os Programas Estratégicos de Cooperação estabelecidos com cada um dos PALOP e Timor-Leste e respetivos mecanismos de avaliação, permitindo o seu acompanhamento próximo e a avaliação da sua execução, numa ação decisiva para seu o sucesso.

Salienta-se, igualmente, o trabalho desenvolvido pelo Dr. Saldanha Serra na coordenação e articulação com entidades externas ao Ministério da Defesa Nacional, no âmbito dos programas de ensino e formação em Portugal, contribuindo em muito para a credibilidade e êxito das diferentes ações.

Outra área, igualmente de grande importância a seu cargo, foi a assistência hospitalar, médica e medicamentosa em Portugal aos militares dos PALOP e Timor-Leste, cuja gestão requereu elevada sensibilidade e sensatez, requisitos inerentes às inúmeras qualidades morais e humanas que o Dr. Saldanha Serra revelou possuir.

Responsável pela gestão de importantes recursos financeiros afetos à DCD, fruto de um trabalho contínuo e disponibilidade constante, soube implementar novos processos e ferramentas de gestão amplamente reconhecidos, que melhoraram a eficiência da execução do respetivo orçamento de forma equilibrada e de acordo com as prioridades definidas superiormente.

Merece ainda destaque a excelência do seu desempenho, visível na elevada qualidade dos trabalhos desenvolvidos, designadamente no âmbito da coordenação de contributos/ações no quadro da Comissão Interministerial de Política Externa para a Agenda 2030/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (vertente externa), acompanhando as políticas e as ações das organizações internacionais e dos parceiros bilaterais; e na participação e realização de reuniões nos planos bilaterais e multilaterais envolvendo os PALOP e Timor-Leste.

Releve-se também o trabalho incansável no apoio à Direção-Geral e em direta articulação com a Divisão de Estudos e de Apoio à Gestão, não só na ajuda à definição de objetivos estratégicos e execução operacional, mas também na definição do orçamento da DCD, implementação de processos e metodologias internas na gestão de material afeto a projetos, utilização do parque automóvel e das residências da CTM, criação dos Fundos de Sustentação e Funcionamento essenciais ao funcionamento das várias assessorias militares existentes nos países, aquisição de bens e serviços, na regularização da situação dos funcionários locais que apoiam o trabalho nas nossas residências fora de Portugal, através de uma proposta de legislação própria e associando-lhe o respetivo encargo financeiro.

Pelo acima exposto, pelas suas qualidades pessoais e pelo seu excelente nível de desempenho, considero de toda a justiça dar público louvor à forma como o Dr. João Pedro Saldanha Serra desempenhou a suas funções na DGPDN, dela resultando prestígio, honra e lustre para o Ministério da Defesa Nacional e para Portugal, devendo tais serviços serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelos n.os 1 e 4 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º, 16.º e 18.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Dr. João Pedro Saldanha Serra.

10 de março de 2020. - O Ministro da Defesa Nacional, João Titterington Gomes Cravinho.

313123403

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/4055687.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda