A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 8/88, de 22 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

CRIA UM GRUPO DE TRABALHO, DIRECTAMENTE DEPENDENTE DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, COM A MISSÃO DE ELABORAR O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA EDUCATIVO NO HORIZONTE TEMPORAL DO ANO 2000 E NA PERSPECTIVA DEFINIDA PELA LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/88
De acordo com o artigo 60.º da Lei de Bases do Sistema Educativo, «o Governo, no prazo de dois anos, deve elaborar e apresentar, para aprovação, na Assembleia da República um plano de desenvolvimento do sistema educativo, com um horizonte temporal a médio prazo e limite no ano 2000, que assegure a realização faseada da presente lei e demais legislação complementar».

Considerando o alcance eminentemente estratégico deste plano de desenvolvimento e a sua importância para o correcto enquadramento da reforma educativa, a que o Governo atribui elevada prioridade no seu Programa;

Tendo em conta que a elaboração de tal plano deve ser realizada com rigorosa independência técnica e notório sentido do interesse nacional;

Considerando, ainda, que o esforço da reforma educativa, em que se insere este plano de desenvolvimento, deve ser assumido como política essencial de formação e promoção dos recursos humanos do País;

Considerando, finalmente, a necessidade de se construírem consensos alargados sobre os objectivos educacionais de médio e longo prazos:

O Conselho de Ministros, reunido em 28 de Janeiro de 1988, resolveu:
1 - Criar um grupo de trabalho de três a cinco membros, directamente dependente do Ministro da Educação, com a missão de elaborar o plano de desenvolvimento do sistema educativo no horizonte temporal do ano 2000 e na perspectiva definida pela Lei de Bases do Sistema Educativo.

2 - Incumbir o grupo de trabalho de proceder aos estudos necessários para a realização daquela missão, designadamente:

a) Análise das tendências passadas de evolução da sociedade, da cultura, da economia, do mercado de emprego e da dinâmica demográfica e correspondente avaliação de cenários alternativos;

b) Estudos sobre a evolução da procura social da educação;
c) Ponderação das principais linhas de desenvolvimento científico e tecnológico e das respectivas implicações;

d) Ponderação das principais condicionantes externas da cultura portuguesa e do quadro alargado de mobilidade dos recursos humanos portugueses;

e) Identificação de diferentes hipóteses de desenvolvimento do sistema educativo e sua viabilidade;

f) Definição de prioridades e metas estratégicas de desenvolvimento do sistema educativo;

g) Estabelecimento de programas de desenvolvimento para a realização progressiva das metas definidas, tendo em conta a avaliação de recursos humanos, materiais e financeiros necessários;

h) Determinação de medidas de política educativa fundamentais para a concretização do plano de desenvolvimento no horizonte temporal definido.

3 - Os membros do referido grupo de trabalho serão nomeados por despacho conjunto do Primeiro-Ministro, do Ministro das Finanças, do Ministro da Educação e do Ministro do Emprego e da Segurança Social, no qual serão estabelecidas as respectivas condições de prestação de serviço.

4 - O grupo de trabalho poderá solicitar de entidades ou individualidades com qualificação na matéria os estudos ou trabalhos que considere necessários à realização da sua tarefa.

5 - O grupo de trabalho procederá à realização da tarefa a que alude a presente resolução no prazo de nove meses contados a partir da designação dos seus membros.

6 - O Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação fornecerá o apoio administrativo, logístico, informático e financeiro ao grupo de trabalho.

7 - Em resultado do disposto no número anterior, o director-geral do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação integrará o grupo de trabalho, além dos membros designados ao abrigo dos n.os 1 e 3 da presente resolução.

Presidência do Conselho de Ministros. - O Primeiro-Ministro, Aníbal António Cavaco Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/40147.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda