A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 557/89, de 18 de Julho

Partilhar:

Sumário

ESTABELECE NORMAS RELATIVAS A DESBUROCRATIZAÇÃO DE ACTOS PROCESSUAIS QUE PERMITAM MAIOR CELERIDADE E ACTUALIDADE DO FUNCIONAMENTO DAS SECRETÁRIAS JUDICIAIS.

Texto do documento

Portaria 557/89
de 18 de Julho
Vem o Governo desenvolvendo uma política de modernização administrativa, tendo criado, para a sua execução, equipas de projecto para a desburocratização na dependência dos diferentes membros do Governo, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 11/88, de 26 de Janeiro.

O Ministério da Justiça tem dedicado especial atenção à modernização de todo o aparelho judiciário, pela adopção de medidas de racionalização, simplificação e uniformização da actividade respectiva.

Neste contexto, merece especial atenção a matéria referente aos actos processuais, impondo-se, de imediato, a adaptação de soluções que, em termos práticos, permitam maior celeridade e actualidade ao funcionamento das secretarias judiciais, em conformidade com o disposto no artigo 138.º do Código de Processo Civil.

Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro da Justiça, o seguinte:
1.º O sistema tradicional, segundo o qual as folhas dos autos são reunidas com agulha e linha, pode ser substituído pela utilização de uma capa dupla de cartolina, com lâmina presa à capa.

2.º Quando o número de folhas do processo seja igual a 200 ou, sendo inferior, o respectivo volume o justifique, é aberto um segundo volume e, sucessivamente, os que se revelarem necessários, procedendo-se à respectiva apensação por agrafo à contracapa.

3.º A numeração das folhas será efectuada no sentido de «cima para baixo», correspondendo a última folha do processo àquela que respeita ao último acto processual praticado.

4.º A dimensão da capa dupla de cartolina a que se refere o n.º 1.º é de 23 cm x 31 cm, sendo a lombada de 4 cm e a respectiva espessura de 1 mm.

5.º As cores das capas duplas são as que actualmente se encontram em uso.
6.º O rosto da capa mantém o mesmo aspecto gráfico, sendo imprimido no seu verso um índice para registo dos principais actos processuais.

7.º O preenchimento do rosto é efectuado mediante a utilização de etiquetas autocolantes, previamente preenchidas à máquina, recorrendo-se progressivamente às máquinas impressoras a instalar nos tribunais em execução do Plano de Actividades para a Aplicação da Informática aos Tribunais. Gradualmente serão introduzidos nas etiquetas autocolantes códigos de barras para identificação dos processos.

8.º O disposto nos números anteriores não é aplicável aos processos que se encontrem pendentes à data da entrada em vigor da presente portaria, os quais prosseguirão os seus termos de acordo com o sistema tradicional.

9.º Este diploma entra em vigor 90 dias após a data da sua publicação.
Ministério da Justiça.
Assinada em 29 de Junho de 1989.
O Ministro da Justiça, Joaquim Fernando Nogueira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/39993.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda