Despacho (extrato) n.º 252/2020
Sumário: Nomeação da licenciada Susana de Oliveira Torres Martins para o cargo de diretora da Direção Administrativa e Financeira.
Por despacho do Presidente da Assembleia da República, de 16 de dezembro de 2019, e nos termos do disposto no artigo 41.º da Lei de Organização e Funcionamento dos Serviços da Assembleia da República (LOFAR), aprovada pela Lei 28/2003, de 30 de julho, na sua atual redação, foi nomeada, em comissão de serviço, para o cargo de Diretora da Direção Administrativa e Financeira da Assembleia da República, a licenciada Susana de Oliveira Torres Martins, com efeitos a partir de 3 de janeiro de 2020.
2 de janeiro de 2020. - O Secretário-Geral, Albino de Azevedo Soares.
Nota Curricular
Nome:
Susana Oliveira Martins
Formação académica:
Licenciatura em Gestão (1992-1996), realizando o último ano na University of Nottingham-School of Management and Finance, ao abrigo do Erasmus.
Cédula profissional n.º 3942 da Ordem dos Economistas.
Formação complementar (relevante):
Pós-graduação em "Contabilidade, Finanças Públicas e Gestão Orçamental" (2002-2003) no IDEF/ISEG.
First Certificate - British Council.
Sistemas integrados de gestão/ERP (SAP e SINGAP/SIGAR).
Performance Budgeting: Practical Aspects of Planning. Implementation and Monitoring Process (jun 2009) e Practical Guide (set 2009) - EIPA (Varsóvia).
Experiência profissional:
Agosto 2010 até à presente data - chefe da Divisão de Gestão Financeira da Assembleia da República (comissões de serviço de 3 anos), salientando as funções, enquanto dirigente, de gestão, coordenação, e controle dos trabalhos e da equipa, nomeadamente responsável (do ponto de vista técnico) pela elaboração das propostas de orçamento, execução orçamental/financeira (acompanhamento e controlo), preparação da prestação de contas (auditadas anualmente pelo Tribunal de Contas), bem como pela elaboração de informações/relatórios em matérias diversificadas e pela gestão de processos individuais (Deputados, funcionários dos grupos parlamentares e membros de Conselhos independentes) com o correspondente processamento de abonos e remunerações e pelo cálculo dos processos de atribuição das subvenções públicas.
Abril de 2004 a julho 2010 - assessora parlamentar do quadro da Assembleia da República, na área de economia/gestão na Divisão de Gestão Financeira. Salienta-se o desempenho de funções consultivas, de natureza técnica, com elevado grau de exigência, qualificação, iniciativa e autonomia, bem como o domínio das áreas de gestão orçamental, financeira e patrimonial, tendo contribuído para a implementação do Plano Oficial de Contabilidade da AR (POCAR).
Abril 2000 a março 2004 - responsável pela área financeira do INA - Instituto Nacional de Administração, integrando o respetivo quadro de pessoal. Salienta-se a gestão orçamental e de finanças públicas, bem como a implementação do ERP SAP (2002) e a adoção do POCP e da contabilidade de gestão/analítica. Monitora nos cursos: "A Seleção e Implementação de Sistemas POCP", "Potenciar o uso da informação na Gestão Pública: o caso do INA" e na "Semana da Administração Pública" da SAP Portugal, dando conta da experiência de implementação desse ERP.
Maio 1999 a março 2000 - gestora de produto, na área de marketing, nos CTT - Correios de Portugal, na unidade de negócios do Express Mail - correio urgente e encomendas.
Janeiro 1997 a abril 1999 - Integrou o Grupo SONAE na área comercial/marketing, tendo em vista o lançamento do "Universo Banco Direto", adquirido em 1998 pelo Banco BPI.
Setembro 1996 a dezembro 1996 - Estágio profissional em marketing na empresa Clima Verde - comércio de ecopontos e produtos ambientais - com o objetivo de adquirir experiência profissional, após término da licenciatura.
Destaque (experiência):
Implementação de softwares ERP - Enterprise Resource Planning (SAP e SINGAP/SIGAR) e de sistemas contabilísticos (POCP e SNC-AP);
Experiência como júri de concursos de pessoal e de contratação pública;
Intervenções em ações de formação, nas áreas de gestão orçamental, financeira e patrimonial, sobretudo no âmbito de programas de cooperação parlamentar, em Portugal e nos parlamentos de língua portuguesa, destacando-se as intervenções no I Encontro dos Quadros de Gestão Orçamentária (em Brasília) e nos I e II Encontro lnterparlamentar de Quadros das Áreas Administrativa, Financeira e Patrimonial, dos Parlamentos de Língua Portuguesa, ("gestão e controlo orçamental, financeiro e patrimonial no Parlamento português" e "modelos parlamentares de apresentação, fiscalização e aprovação de contas").
312896524