Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 683/2014, de 18 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louvo o MAJ INF PQ, NIM 01035387, João Francisco da Costa Bernardino

Texto do documento

Louvor 683/2014

Louvo o Major de Infantaria Paraquedista, NIM 01035387, João Francisco da Costa Bernardino, pela elevada competência técnico-profissional, bem patentes na forma como executou as funções de G2 Advisor da Military Advisor Team (MAT) do 8.º Contingente Nacional (8.ºCN) no âmbito da International Security Assistance Force (ISAF) da OTAN no Afeganistão, no período de 03 de maio a 12 de novembro de 2014.

Militar extremamente dedicado e empreendedor, cumprindo com inexcedível zelo e aptidão as tarefas que lhe são atribuídas, renovando constantemente os seus próprios objetivos e estabelecendo novas metas. Inovador nas abordagens aos desafios que enfrenta, pratica de forma irrepreensível a doutrina aplicável na área das informações militares. Manteve uma atualização permanente da situação no teatro de operações do Afeganistão, em proveito direto da MAT, através de apresentações diárias. Paralelamente contribuiu no âmbito da proteção da força, security awareness, em apoio direto e permanente ao Comandante do 8.ºCN e assessor sénior da MAT.

Releva-se o contato de excelência e a interação assegurados por este oficial, com as estruturas de informações que integram o ISAF Join Command (IJC) e o Train Advise and Assist Command Capital (TAAC-C). Acresce mencionar o considerável número de módulos de instrução e treino, nas áreas das informações e da segurança militar que lecionou durante o período de assessoria, tendo obtido excelentes resultados. O amplo sucesso alcançado nesta área de atuação e em tempo oportuno, permitiu recolher indicadores muito valiosos sobre o modelo de assessoria que deveria continuar a ser aplicado pela MAT portuguesa, viabilizando a sua validação atempada e consequentemente, aplica-lo a outros domínios funcionais de assistência em curso.

Leal, honesto e detentor de relevantes qualidades pessoais, estabelece de forma natural excelentes relações de trabalho e de amizade. Dotado de um humor muito peculiar, procura obter sempre a coesão do grupo onde se insere, acrescentando com oportunidade, novos temas ou situações que estimulam o salutar relacionamento e a interação social.

O Major Costa Bernardino em resultado da sua excelente atuação e atitude demonstrada constituiu-se um exemplo, enquanto português e como militar. Enaltecendo-se a forma como ajudou a elevar o padrão de desempenho do Contingente Nacional no TO do Afeganistão, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da Missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e de Portugal.

14 de novembro de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, General.

208294152

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3770949.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda